Presidente da CRE, Kátia Abreu defende acordos com a UE e Mercosul
A senadora Kátia Abreu (PP-TO) foi eleita a nova presidente da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Ela defendeu a retomada de um acordo comercial entre os países do Mercosul e a União Europeia e um relacionamento próximo da comissão com o Itamaraty, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas. A reportagem é de Marcella Cunha.
Transcrição
LOC: A SENADORA KÁTIA ABREU FOI ELEITA A NOVA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES POR ACLAMAÇÃO.
LOC: ELA DEFENDE UM ACORDO COMERCIAL ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA E UM RELACIONAMENTO PRÓXIMO DA COMISSÃO COM ITAMARATY, DEFESA E FORÇAS ARMADAS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA
TÉC: A senadora Kátia Abreu, do PP do Tocantins, foi eleita a nova presidente da Comissão de Relações
Exteriores e Defesa Nacional. Ela se declarou favorável à retomada de um acordo comercial entre os países do Mercosul e a União Europeia.
(Kátia) Não é que ele é mais importante que a Ásia, mas ele está meio caminho andando. Teve uma interrupção por conta de problemas políticos, mas nós vamos retomar. E eu convoco todos meus colegas do Senado Federal, o Parlamento Europeu é muito importante, ele pode vetar tudo ou abrir tudo. Nós pretendemos ir até a União Europeia falar como parlamento para que as negociações possam ser retomadas.
(REP) Kátia Abreu também deseja que a Comissão se aproxime mais dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Defesa, General Fernando Azevedo.
(Kátia) Então, nós teremos um relacionamento com esses dois Ministérios, Itamaraty e Defesa, muito próximo. Com as Forças Armadas, Aeronáutica, Exército e Marinha. Todos os comandantes já estão me aguardando para uma visita para que possamos discutir os problemas das forças armadas. E pretendo rapidamente fazer uma visita ao Itamaraty ao chanceler, para colocar a nossa comissão, com o nosso planejamento, à disposição para o trabalho.
(REP) O ex-presidente da CRE, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, lamentou que, por conta da pandemia, a comissão não pode realizar o planejamento esperado no ano passado. Trad desejou que a nova presidente consiga dar agilidade ao trabalho da comissão.
(Trad) Que vossa excelência possa com esse seu empreendedorismo, com esse seu entusiasmo, dar realmente uma velocidade de ação que essa comissão precisa e que o momento que estamos passando, merece.
(REP) A Comissão de Relações Exteriores não elegeu um vice-presidente. Os senadores Cid Gomes, do PDT do Ceará, e Humberto Costa, do PT de Pernambuco, ofereceram seus nomes. A ocupação do cargo será decidida por um acordo entre as lideranças. Da Rádio Senado, Marcella Cunha