Congresso se reúne na quarta-feira para votar vetos presidenciais — Rádio Senado
Votações

Congresso se reúne na quarta-feira para votar vetos presidenciais

Congresso Nacional deve se reunir em sessão conjunta na próxima quarta-feira (1) para analisar vetos presidenciais. Há 28 na pauta e ainda o PLN 11 de 2020, que trata da liberação de verbas para a construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho no Espírito Santo. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

26/06/2020, 17h01 - ATUALIZADO EM 26/06/2020, 17h23
Duração de áudio: 01:48
Fachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro durante pandemia do novo coronavírus.

As cúpulas abrigam os plenários da Câmara dos Deputados (côncava) e do Senado Federal (convexa), enquanto que nas duas torres - as mais altas de Brasília, com 100 metros - funcionam as áreas administrativas e técnicas que dão suporte ao trabalho legislativo diário das duas instituições.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: CONGRESSO FAZ SESSÃO CONJUNTA NA QUARTA-FEIRA PARA ANALISAR VETOS PRESIDENCIAIS. LOC: TAMBÉM ESTÁ NA PAUTA PROJETO QUE TRATA DA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DA JUSTIÇA DO TRABALHO NO ESPÍRITO SANTO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Pacote anticrime, telemedicina, alienação de imóveis da União, Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, regime jurídico emergencial para a pandemia. Esses são alguns dos 28 temas de projetos que foram parcial ou totalmente vetados pelo presidente da República e podem ser examinados pelos parlamentares na sessão do Congresso, marcada para quarta-feira. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, contou que já se reuniu com líderes partidários para entrar em acordo sobre o que é possível votar na reunião. (DAVI1) Nós estabelecemos um prazo com a Câmara dos Deputados e o Senado para que os Líderes no Senado e os Líderes na Câmara, dos partidos, das agremiações partidárias, possam construir nos próximos dez dias a sessão do Congresso para a deliberação dos vetos, para a gente conciliar e definir de quais vetos o Parlamento deseja a manutenção e de quais vetos o Parlamento deseja a sua derrubada. Rep: Alcolumbre afirmou ainda que pretende tentar inverter a pauta para votar primeiro o projeto que trata da construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho no Espírito Santo. (DAVI) É um pedido da Senadora Rose de Freitas, é um pedido do Senador Fabiano, é um pedido do Senador Marcos do Val. Esse PLN já está aqui pronto para liberar recursos para construção do prédio da Justiça do Trabalho no Espírito Santo. Inclusive eu vou tentar construir um acordo para que a gente possa, pela unanimidade, tanto na Câmara quanto no Senado, inverter a pauta e votarmos como primeiro item o PLN 11. Rep: Dos 28 itens que podem ser analisados pelos deputados e senadores, 7 são projetos acumulados ainda do ano passado e o restante já de 2020, a maioria destes sobre medidas de combate ao surto da covid-19. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00