CAE derruba portaria do Ministério da Saúde que restringe acesso à mamografia — Rádio Senado
Saúde

CAE derruba portaria do Ministério da Saúde que restringe acesso à mamografia

A Comissão de Assuntos Econômicos quer revogar portaria do Ministério da Saúde que restringiu a mamografia preventiva a quem tem menos de 50 anos. A sustação dessa portaria (PDS 377/2015) foi aprovada e seguiu para a análise do plenário do senado. O autor, Lasier Martins (Pode-RS) e a relatora, Leila Barros (PSB-DF) destacaram a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de mama. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

21/05/2019, 15h35 - ATUALIZADO EM 21/05/2019, 16h19
Duração de áudio: 01:24
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião com 16 itens. Entre eles, o PLS 29/2018, que regula o uso de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente em desastres naturais ou causados por criminoso não identificado. 

Bancada:
senadora Leila Barros (PSB-DF);
senador Lasier Martins (Pode-RS).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS QUER REVOGAR REGRA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE QUE RESTRINGIU A MAMOGRAFIA PREVENTIVA A QUEM TEM MENOS DE 50 ANOS. LOC: A SUSTAÇÃO DESSA PORTARIA FOI APROVADA E SEGUIU PARA A ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O Ministério da Saúde editou em 2015 uma portaria aumentando de 40 para 50 anos o limite mínimo de idade para a realização no SUS de exames preventivos de mamografia. Mas segundo a senadora Leila Barros, do PSB do Distrito Federal, essa portaria é ilegal. (Leila Barros) De acordo com a Lei nº 11.664, de 2008, o Sistema Único de Saúde deve assegurar a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, um parâmetro seguido em outros países e recomendado por entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia. No entanto, o Ministério da Saúde adotou uma diretriz mais restritiva, por meio da Portaria que o PDS pretende sustar. (Repórter) O autor do pedido de revogação da portaria, Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, lembrou que quanto mais cedo se detecta o câncer, mais fácil e exitoso é o tratamento. (Lasier Martins) Se está propondo apenas um rastreamento mais precoce, para com isso se evitar tanta mortandade de mulheres com câncer de mama, que como foi dito é o maior flagelo em termos de câncer nas mulheres. (Repórter): A sustação da portaria já havia sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. PDS 377/2015

Ao vivo
00:0000:00