Presidente do TSE destaca normalidade das eleições — Rádio Senado
Eleições 2018

Presidente do TSE destaca normalidade das eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, destacou que, apesar dos momentos difíceis, as eleições transcorreram dentro da normalidade, com transparência e segurança. Ela voltou a defender a confiabilidade das urnas eletrônicas e disse que apesar das fake News, a Justiça Eleitoral saiu vitoriosa. Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, destacou que, ao jurarem a Constituição, o presidente eleito e o vice se comprometem em construir uma sociedade livre, justa e solidária, e sem preconceitos.

29/10/2018, 01h16 - ATUALIZADO EM 29/10/2018, 01h16
Duração de áudio: 02:57
Ministra Rosa Weber concede entrevista coletiva após apuração dos votos do 2º turno das eleições 2018. Brasília-DF, 28/10/2018
Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Transcrição
LOC: A PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DESTACOU A NORMALIDADE DAS ELEIÇÕES E DISSE QUE O RESULTADO MOSTRA A CONFIANÇA DAS URNAS ELETRÔNICAS. LOC: EM DEFESA DA DEMOCRACIA, O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL AFIRMOU QUE O PRESIDENTE ELEITO DEVE FIDELIDADE À CONSTITUIÇÃO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, destacou que, apesar dos momentos difíceis, as eleições transcorreram dentro da normalidade, com transparência e segurança. Ela voltou a defender a confiabilidade das urnas eletrônicas e disse que apesar das fake News, a Justiça Eleitoral saiu vitoriosa. Após agradecer a todos os envolvidos no processo das eleições, a presidente do TSE cumprimentou o candidato eleito Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão. (Rosa): Este é o momento de maior celebração da nossa democracia e a Justiça Eleitoral cumpriu a sua missão institucional de assegurar o exercício da cidadania a todos os eleitores a todas as releituras com transparência e segurança na expressão mediante o voto da soberania popular. Cumprimento os candidatos Jair Messias Bolsonaro e General Hamilton Mourão e os candidatos Fernando Haddad e Manuela d'Ávila, que eles também combateram o bom combate. Desejo sucesso e sorte aos vencedores. Desejo sorte ao Brasil. REP: Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, rebateu diversas declarações de Bolsonaro e de aliados, entre elas, as de suspeição das urnas eletrônicas e do fechamento do STF. Toffoli destacou que, ao jurarem a Constituição, o presidente eleito e o vice se comprometem em construir uma sociedade livre, justa e solidária, além de promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação. O presidente do STF reiterou que o mandatário da Nação deve respeitar a democracia, os Poderes constituídos e a oposição, além de preservar a liberdade de imprensa. (Toffoli) Uma vez eleitos, o presidente da República e o vice-presidente da República passam a ser os representantes da nação e não apenas dos seus eleitores. Passam a ser presidente e vice de todos. É preciso respeitar aqueles que não lograram êxito em se eleger e também a oposição política que se formará". É o momento é de união, serenidade e de combate ao radicalismo e à intolerância. REP: O presidente do Supremo defendeu um pacto entre os Poderes da República e a sociedade civil em favor das reformas previdenciária, tributária e fiscal e da política nacional de segurança pública. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00