Senado aprova parcelamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais em 12 vezes — Rádio Senado
Votações

Senado aprova parcelamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais em 12 vezes

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o parcelamento em até 12 vezes do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais, o DPVAT. O objetivo do autor, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), é suavizar o impacto financeiro dos proprietários de veículos ao longo do ano. Segundo Cássio, o valor é extremamente alto principalmente para os motociclistas, que possuem o maior custo de DPVAT em relação ao preço do veículo.  A relatora do projeto na CCJ, senadora Ana Amélia (PP-RS), retirou a vigência imediata da proposição e concedeu 180 dias para que a administração pública possa organizar a cobrança parcelada do seguro obrigatório. A proposta segue para a Câmara dos Deputados. A reportagem é de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

25/06/2018, 18h08 - ATUALIZADO EM 06/07/2018, 09h35
Duração de áudio: 01:47
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 20 itens na pauta. Entre eles, o PLS 358/2015, que aumenta as penas previstas para os adultos que utilizam crianças ou adolescentes para a prática de crimes.


Bancada:
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
senador Benedito de Lira (PP-AL);
senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); 
senador Eduardo Braga (MDB-AM); 
senadora Simone Tebet (MDB-MS); 
senador Eduardo Lopes (PRB-RJ); 
senador Magno Malta (PR-ES), em pronunciamento.


Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agencia Senado

Transcrição
LOC: PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS DE TODAS AS CATEGORIAS PODERÃO DIVIDIR O SEGURO OBRIGATÓRIO AO LONGO DO ANO. LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU EM DECISÃO FINAL O PARCELAMENTO DO DPVAT EM ATÉ DOZE VEZES. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. (Repórter) O seguro obrigatório indeniza vítimas de acidentes causados por veículos terrestres. Ele cobre danos pessoais como morte, invalidez permanente e despesas médicas, e é cobrado pelos governos estaduais junto com o IPVA. O senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, destacou que o custo do seguro em relação ao valor dos veículos é muitas vezes elevado, principalmente no caso dos motociclistas, que chegam a pagar anualmente 10% do preço de uma moto usada. Mas ele lembra que o valor cobrado é compreensível, considerando que, de janeiro a maio deste ano, 75% das indenizações pagas foram para acidentes envolvendo motocicletas. Para facilitar o pagamento do DPVAT e diminuir a inadimplência, ele propõe o parcelamento em até doze vezes. Isso, garante ele, sem esquecer outras medidas para enfrentar a violência no trânsito. A relatora, Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, mudou o projeto para deixar claro que o parcelamento é uma possibilidade para os donos dos veículos, não uma obrigação. (Ana Amélia) “Dá essa liberalidade para o proprietário do veículo, no caso da questão relacionada ao seguro por danos pessoais causados por veículos automotores via terrestre ou por sua carga a pessoas transportadas ou não, e para facultar exatamente essa condição de pagar em parcelas iguais e consecutivas.” (Repórter) Ana Amélia sugeriu ainda um prazo de 180 dias para a lei entrar em vigor, para que os estados possam organizar a cobrança parcelada do pagamento. O projeto ainda vai passar por mais um turno de votação na Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Marcella Cunha. PLS 162/2014

Ao vivo
00:0000:00