Município paranaense, Maringá é a Capital Nacional do Associativismo
O presidente Lula sancionou a lei que confere ao município de Maringá (PR) o título de Capital Nacional do Associativismo (Lei n° 15.332/2026). A homenagem à cidade foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8). Maringá se destaca na atividade por meio do cooperativismo, que é o associativismo com interesses econômicos, nas áreas de agropecuária, crédito, saúde e de bens e serviços.

Transcrição
O município paranaense de Maringá agora é a Capital Nacional do Associativismo. O título foi oficializado por uma lei, sancionada pelo presidente Lula.
O associativismo é a colaboração entre pessoas ou empresas com os mesmos interesses e objetivos, visando o benefício comum, crescimento das partes interessadas e o desenvolvimento local.
Maringá se destaca na atividade por meio de cooperativas, como explicou o autor da proposta, senador Flávio Arns, do PSB do Paraná. No texto, o senador citou forte presença de uniões nas áreas de agropecuária, crédito, saúde e de bens e serviços.
A proposta passou por análise na Comissão de Educação, onde recebeu parecer favorável da relatora, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal. Ela destacou o impacto das cooperativas no desenvolvimento município paranaense.
( senadora Leila Barros) "Maringá se destaca como um polo de desenvolvimento do noroeste do estado. Boa parte dessas conquistas tiveram como alicerce a reunião livre de esforços em busca de benefícios comuns, ou seja, o associativismo. A presença diversificada e robusta do cooperativismo em Maringá se une a outras expressões do associativismo na busca de benefícios partilhados que revertem em última instância para todo conjunto da sociedade".
Maringá possui 14 cooperativas filiadas à Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. Sob supervisão de Alexandre Campos, da Rádio Senado, Lana Dias.

