Campanha da Fraternidade é tema de sessão especial no Senado — Rádio Senado
Campanha

Campanha da Fraternidade é tema de sessão especial no Senado

07/05/2018, 18h03 - ATUALIZADO EM 07/05/2018, 18h03
Duração de áudio: 01:56
Plenário do Senado Federal durante sessão especial em homenagem à Campanha da Fraternidade de 2018, cujo tema é a Superação da Violência. 

As campanhas da fraternidade são ações anuais realizadas pela Igreja Católica, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional. 

Mesa: 
secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luís Fernando da Silva;
secretário-geral da Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar de Brasília, José Aparecido Gonçalves de Almeida;
presidente e requerente da sessão, senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke; 
advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no período de 1991 a 1993, Marcelo Lavenère Machado;
advogada e membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Isabel Figueiredo.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO PROMOVEU UMA SESSÃO ESPECIAL PARA CELEBRAR A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018, QUE TEM COMO TEMA: “FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA”. LOC: DE ACORDO COM O FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA, EM 2017 O BRASIL REGISTROU MAIS DE 61 MIL MORTES VIOLENTAS INTENCIONAIS. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: Uma das convidadas da sessão, a advogada Isabel Figueiredo criticou a forma com que o Congresso Nacional responde às crises de segurança. Para ela, ações como tipificação de novos crimes e aumento de pena, não funcionam sem um trabalho mais consistente na área de segurança pública: Isso é a resposta tradicional que o Congresso consegue fazer. E já temos um milhão de pesquisas, além da nossa vida real, mostrando que isso não funciona que há outras alternativas que são alternativas mais fundamentais. (Repórter) O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida lembrou que a violência também está presente no contexto social e cultural dos brasileiros. Segundo ele, além de investir em segurança pública, o País precisa assegurar condições de vida digna e direitos fundamentais à população: A vida e a dignidade das pessoas e de grupos sociais mais vulneráveis têm sido continuamente violadas de muitos modos. O assunto é urgente. (Repórter) Autora do pedido para a realização da Sessão Solene, a senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, acredita que é necessário ouvir os mais diversos segmentos da sociedade, e que a Campanha da Fraternidade provoca o Congresso a apontar saídas legislativas que contribuam com o fim da violência no País: (Fátima Bezerra) Sobretudo, do debate que está sendo colocado agora, que é a construção de um sistema único de segurança pública para que nós venhamos a ter um plano nacional de segurança que possa fazer ações integradas, estratégicas, envolvendo todos os entes federados, os demais Poderes e a sociedade civil. (Repórter) O projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública está em análise na Comissão de Constituição e Justiça. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00