CAE aprova projeto que prevê pagamento de boletos em atraso em qualquer agência ou banco — Rádio Senado
Projeto

CAE aprova projeto que prevê pagamento de boletos em atraso em qualquer agência ou banco

Os boletos bancários em atraso poderão ser pagos em qualquer agência ou banco. O projeto de lei (PLS 138/2009) do senador Antônio Carlos Valadares (PSB – SE) com essa novidade foi aprovado nesta terça-feira (03) pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE)

.

03/10/2017, 13h40 - ATUALIZADO EM 03/10/2017, 14h20
Duração de áudio: 01:29
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião com 18 itens na pauta. Entre eles, o PLS 280/2013, que destina recursos do pré-sal à saúde e à educação básica.

À mesa, presidente da CAE, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Bancada:
senador Dalírio Beber (PSDB-SC);
senador Armando Monteiro (PTB-PE);  
senador Paulo Paim (PT-RS);
senadora Regina Sousa (PT-PI);
senador Elmano Férrer (PMDB-PI);
senador Waldemir Moka (PMDB-MS); 
senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
 
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS BOLETOS BANCÁRIOS EM ATRASO PODERÃO SER PAGOS EM QUALQUER AGÊNCIA OU BANCO. LOC: O PROJETO DE LEI COM ESSA NOVIDADE FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O projeto foi apresentado em 2009 pelo senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe. Ele alegava na época que não se justificava obrigar o consumidor a ir à agência do banco emissor e enfrentar filas para fazer o pagamento de boletos em atraso. A proposta chegou a ser arquivada em 2014, mesmo após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça. A pedido de Valadares, a matéria foi desarquivada, aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor e chegou à Comissão de Assuntos Econômicos seis anos depois de ser apresentada. Nesse caminho, a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, se antecipou e iniciou neste ano, de forma escalonada, a permitir o pagamento de boletos atrasados em qualquer agência bancária. Antônio Carlos Valadares comemorou a iniciativa da Febraban, mas ressaltou que é importante fixar a norma em lei. O relator, senador Dalírio Beber, do PSDB de Santa Catarina, concordou. (Dalírio Beber) É de se notar que a proposição inspirou e abriu caminho, de modo percuciente e pioneiro, para as providências adotadas no âmbito do Poder Executivo e pelos próprios participantes do mercado financeiro. (Repórter) A nova plataforma de cobrança lançada pela Febraban prevê que a partir de dezembro boletos vencidos de todos os valores passarão a ser aceitos em qualquer banco. Por enquanto apenas os boletos superiores a dois mil reais entram na regra. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. LOC: O PROJETO DE LEI AINDA SERÁ SUBMETIDO A UM TURNO SUPLEMENTAR DE VOTAÇÃO NA CAE. CASO NÃO HAJA ALTERAÇÕES, A PROPOSTA SEGUIRÁ PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 138, de 2009

Ao vivo
00:0000:00