Sancionado projeto que cria o Dia do Policial e Bombeiro Militares — Rádio Senado
Sanção

Sancionado projeto que cria o Dia do Policial e Bombeiro Militares

O projeto (PLS 194/2014) que institui o Dia do Policial Militar e do Bombeiro, a ser celebrado em 24 de junho, foi sancionado pela Presidência da República no último dia 16. O projeto foi aprovado pelo Plenário do Senado no dia 25 de maio.

O senador Acir Gurgacz (PDT–RO), que é autor de um projeto que cria a Política Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares na Segurança Pública, lembrou que poucos municípios brasileiros contam com um Corpo de Bombeiros.

19/06/2017, 13h53 - ATUALIZADO EM 19/06/2017, 15h45
Duração de áudio: 01:51
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PROJETO QUE ESTABELECE O DIA 24 DE JUNHO COMO O DIA DO POLICIAL E BOMBEIRO MILITARES FOI SANCIONADO PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NO ÚLTIMO DIA 16. LOC: O PROJETO FOI APROVADO PELO PLENÁRIO DO SENADO NO DIA 25 DE MAIO. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) A presidência da República sancionou o projeto que cria o Dia do Policial e Bombeiro Militares. A data escolhida é o dia 24 de junho. O projeto veio da Câmara e foi aprovado no Plenário do Senado no dia 25 de maio. No texto da justificativa, o autor, deputado Subtenente Gonzaga, do PDT de Minas Gerais, explicou que no dia 24 de junho de 1997 o cabo Valério dos Santos Oliveira morreu durante um protesto dos policiais militares por melhores condições de trabalho e salário, em Belo Horizonte. Diversos projetos em análise no Senado tratam da situação profissional de Policiais e Bombeiros Militares. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, que é autor de um projeto que cria a Política Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares na Segurança Pública, lembrou que poucos municípios brasileiros contam com um Corpo de Bombeiros. (Acir Gurgacz) É uma categoria que precisa ser valorizada para que mais pessoas queiram ser bombeiros, pois hoje nós temos no Brasil apenas 14% dos municípios em que existem bombeiros. Ou seja, dos 5570 municípios, 4800 não tem bombeiros (Repórter) O projeto de Acir Gurgacz propõe, por exemplo, a integração da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios nos serviços de prevenção, perícia e pesquisa de incêndios. Além disso, define objetivos específicos, como expandir os serviços dos bombeiros nos municípios e desenvolver ações regulares de capacitação. O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda a designação de um relator. PLS 194/2014 (PLC) 42/2016

Ao vivo
00:0000:00