Comissão de Educação irá analisar proposta que regulamenta a profissão de educador social — Rádio Senado
Propostas

Comissão de Educação irá analisar proposta que regulamenta a profissão de educador social

Está tramitando na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) proposta (PLS nº 328 de 2015) que regulamenta a profissão de Educadora e Educador Social. É função da educadora e educador social promover a cidadania, os direitos humanos e a educação ambiental. Além disso, a educadora e o educador social atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, como mulheres, crianças, adolescentes, negros, indígenas e homossexuais.

O maior diferencial desse tipo de educador é a relação com o educando, que vai além da sala de aula e da grade curricular. Para o senador Telmário Mota (PDT-RO), autor do projeto, a atenção maior ao aluno pode trazer benefícios como a diminuição do índice de violência entre os jovens.

26/01/2016, 16h14 - ATUALIZADO EM 27/01/2016, 09h06
Duração de áudio: 02:04
Foto: Rogério Machado / Paraná

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO IRÁ ANALISAR PROPOSTA QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE EDUCADOR SOCIAL. LOC: PROJETO DO SENADOR TELMÁRIO MOTA, DO PDT DE RORAIMA, JÁ FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER HEBERT MADEIRA. TÉC: A Comissão de Constituição e Justiça aprovou em 2015 projeto que regulamenta e incentiva o trabalho de educador social. A proposta é do senador Telmário Mota, do PDT de Roraima. É função do educador social promover a cidadania, os direitos humanos e a educação ambiental. Além disso, ele atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, como mulheres, crianças, adolescentes, negros, indígenas e homossexuais. O maior diferencial desse tipo de educador é a relação com o educando, que vai além da sala de aula e da grade curricular. Para Telmário, a atenção maior ao aluno pode trazer benefícios como a diminuição do índice de violência entre os jovens. (Telmário) Se é verdade que trabalhar com educação é um dos ofícios mais nobres que existem, e que qualquer atividade voltada para a promoção do bem-estar do povo também merece ser chamada de nobre, então a atividade do educador e da educadora social é duas vezes nobre. É nobre porque é educação e é nobre porque é social. (REP) A pedido da Comissão, foi excluído um artigo que previa a obrigação de criação para os educadores sociais de planos de cargos e remuneração pela União, estados e municípios. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, foi o relator da posposta na CCJ e também apresentará relatório na Comissão de Educação. Para ele, o educador social promove a dignidade da pessoa humana, que é um fundamento previsto na Constituição. (Paim) A proposição, ao determinar o campo de atuação dos educadores sociais como os contextos educativos situados dentro ou fora do âmbito escolar e que envolvam ações educativas com diversas populações, colabora para a defesa das pessoas em situação de risco. (REP) Se aprovada na Comissão de Educação, a matéria também deverá passar pela Comissão de Assuntos Sociais, onde tem decisão terminativa. Da Rádio Senado, Hebert Madeira. PLS 328 de 2015

Ao vivo
00:0000:00