Veículos poderão ser obrigados a passar por inspeção na renovação do DPVAT — Rádio Senado

Veículos poderão ser obrigados a passar por inspeção na renovação do DPVAT

LOC: OS VEÍCULOS PODERÃO SER OBRIGADOS A PASSAR POR INSPEÇÃO NO MOMENTO DE RENOVAÇÃO DO DPVAT. 

LOC: PROJETO DO SENADOR HÉLIO JOSÉ ALTERA O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO PARA DISPOR SOBRE A CONTRATAÇÃO DO SEGURO. REPÓRTER HEBERT MADEIRA. 

(Repórter) Diferente de outros seguros, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT, não exige inspeção. E o senador Hélio José, do PSD do Distrito Federal, quer mudar isso. Um projeto apresentado pelo senador vincula a inspeção anual à contratação do serviço. O principal objetivo, segundo o senador, é ter maior garantia da segurança no trânsito e do cumprimento de procedimentos necessários. 

(Hélio José) O DPVAT, que é o seguro que estende a todo mundo que é vítima de acidente de veículos motores, não exige a obrigatoriedade de uma inspeção e nem a necessidade dos cintos traseiros terem um sinal de luz e sonoro. Então, a gente está prevendo que seja vinculada à contratação uma inspeção no veículo para garantir alguns itens necessários de segurança, que evitam várias perdas de vida no transporte urbano e nas rodovias. 

(Repórter) O projeto do senado do DF também obriga que todos os carros tenham o sensor de cinto de segurança não afivelado para o motorista e todos os passageiros. Hélio José lembrou da suspeita em torno da morte do cantor Cristiano Araújo no final de junho, que indica a falta de uso do cinto de segurança no momento do acidente. Alguns carros modernos possuem este sistema de alerta, mas apenas nos bancos dianteiros. Se a utilização for obrigatória, o senador acredita que isso fará com que a tecnologia fique mais barata e acessível. 

(Hélio José) Uma provocação inicial importante para evitar essas vítimas todas, e a gente está aberto às colaborações e o aperfeiçoamento do projeto, para evitar grandes mortes e tragédias que tem acontecido no trânsito brasileiro. 

(Repórter) Hélio José quer montar uma agenda de debates e audiências para discutir a segurança no trânsito. Ele vai convidar vítimas de acidentes no trânsito provocados pelo não uso de equipamentos de segurança. O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça.

PLS 420 de 2015
02/07/2015, 07h51 - ATUALIZADO EM 02/07/2015, 07h51
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00