Médicos que atuam no serviço público podem ganhar carreira exclusiva de estado — Rádio Senado

Médicos que atuam no serviço público podem ganhar carreira exclusiva de estado

LOC: MÉDICOS QUE ATUAM NO SERVIÇO PÚBLICO PODEM GANHAR CARREIRA EXCLUSIVA DE ESTADO.  

LOC: É QUE PREVÊ UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO APRESENTADA PELO SENADOR RONALDO CAIADO, DO DEMOCRATAS DE GOIÁS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC: A Proposta prevê a criação de uma carreira de Estado para médicos que atuam no serviço público. Com a PEC, fica proibida a atuação desses profissionais em clínicas e hospitais particulares. O objetivo da medida é promover a valorização dos médicos com a fixação de um piso salarial, promoção por merecimento e o estímulo à qualificação profissional. Para o autor da proposta, senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, a medida pode amenizar a carência de médicos especialistas fora dos grandes centros. 

(Caiado) Não ficando na dependência do humor que quem está no governo, ele vai fazer a opção de ir para os municípios mais carentes sabendo que aquilo que ele recebe não sofrerá interferências políticas locais dos municípios. Essa é maneira de interiorizar o médico, é maneira de interiorizar o especialista e a maneia de dar melhor qualidade de saúde a população brasileira”. 

(Repórter) Para ingressar na carreira de Médico de Estado será preciso a realização de concurso e avaliação de títulos. Os profissionais que já atuam no serviço público poderão migrar para nova carreira. Ronaldo Caiado acredita que a PEC pode contribuir para o aumento na formação de médicos especialistas. 

(Caiado) Hoje a carência do Brasil não é só de médicos generalistas, a carência é dá uma solução para aqueles problemas que são de especialidades. 

(Repórter) A proposta aguarda a definição de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
12/06/2015, 05h38 - ATUALIZADO EM 12/06/2015, 05h38
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00