Senado homenageia os 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral — Rádio Senado

Senado homenageia os 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral

LOC: O SENADO HOMENAGEOU NESTA SEGUNDA-FEIRA EM SESSÃO ESPECIAL OS 70 ANOS DA REINSTALAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL, EM 1945.  

LOC: NA SOLENIDADE, O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DEFENDEU A APROVAÇÃO DE PONTOS DA REFORMA POLÍTICA, COMO O FORTALECIMENTO DOS PARTIDOS E O LIMITE PARA O FINANCIAMENTO ELEITORAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, fez um histórico da Justiça Eleitoral no Brasil. A instituição criada em 1932 ficou fechada entre 1937 e 1945, durante o Estado Novo, que aboliu os partidos políticos e suspendeu as eleições livres. Com a retomada da democracia, em 45, ocorreram as eleições gerais e o TSE foi instalado novamente. Dias Toffoli destacou vários avanços da justiça eleitoral nestes 70 anos, entre eles, a ampliação do direito ao voto, a urna eletrônica e a identificação biométrica. O presidente do TSE lembrou que mais de 114 milhões de brasileiros foram às urnas em 2014 e disse que o sistema eleitoral é uma referência mundial 

(Toffoli) O continuo aperfeiçoamento de nosso processo eleitoral guardião da democracia brasileira” 

(REPÓRTER) Na solenidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, explicou que a Justiça Eleitoral tem a missão de organizar e fiscalizar todas as fases das eleições e assegurar a vontade de quem votou. Renan Calheiros também disse que o Congresso tem a obrigação de votar a Reforma Política, e defendeu pontos como o fortalecimento dos partidos e a criação de limites para o financiamento de campanhas. 

(Renan) Nosso sistema político, eleitoral e partidário é anacrônico e ultrapassado. E esta é a grande oportunidade de reformá-lo. É nossa obrigação decidir qual é a forma mais democrática da população escolher seus representantes. Se não o fizermos neste momento único de protagonismo do Legislativo outros o farão. 

(REPÓRTER) O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, que pediu a sessão, também afirmou que a sociedade cobra a aprovação da Reforma Política neste momento. Ele lembrou que entre os novos desafios da Justiça Eleitoral, está em fase de estudos a implantação do Registro Civil Nacional, que busca centralizar a identificação dos cidadãos brasileiros em um único documento.
01/06/2015, 01h58 - ATUALIZADO EM 01/06/2015, 01h58
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00