Paim apresenta projeto que institui imposto sobre grandes fortunas — Rádio Senado

Paim apresenta projeto que institui imposto sobre grandes fortunas

LOC: PAIM APRESENTA PROJETO DE LEI QUE INSTITUI IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS. 

LOC: O OBJETIVO É REDISTRIBUIR A RIQUEZA CONCENTRADA EM UMA RESTRITA PARCELA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. REPÓRTER HEBERT MADEIRA. 

(Repórter) O PLS 315 de 2015 prevê uma contribuição anual dos contribuintes com patrimônio ou herança superior a R$ 50 milhões de reais. Para o autor, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, a lei complementar é uma alternativa que não afeta a renda do assalariado mais pobre, como o caso das MPs 664 e 665. De acordo com senador, se aprovado, o projeto vai garantir uma arrecadação de mais de 50 bilhões de reais por ano. Pela proposta, o principal destino dos recursos seriam programas sociais. Ele alegou que o projeto já foi aplicado em países desenvolvidos e não há por que não se aplicar no Brasil. 

(Paulo Paim) Por que não tributar as grandes fortunas? É uma pergunta que eu quero fazer para o Congresso e para o próprio governo. Porque o governo nunca jogou firme no sentido de fazer com que isso acontecesse. Se é para fazer mudança, vamos fazer mudança não tirando dos mais pobres, mas tirando um pouco mais daqueles que são bilionários e menos pagam tributos neste país. 

(Repórter) O imposto não afeta patrimônios como imóveis residenciais, instalações de produção para trabalho autônomo, bens de tombamento ou de utilidade pública. Na justificação, o senador enfatiza que 1% da população concentra 13% da riqueza do país, enquanto os mais pobres pagam muitos impostos indiretos. Esta é a terceira vez que Paim apresenta o projeto, que no passado foi recusado na Câmara e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Desta vez, a proposta será enviada diretamente para a CCJ.
28/05/2015, 06h53 - ATUALIZADO EM 28/05/2015, 06h53
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00