Senado aprova indicação de Edson Fachin para o STF — Rádio Senado

Senado aprova indicação de Edson Fachin para o STF

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVA A INDICAÇÃO DE LUIZ EDSON FACHIN PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 

LOC: O ADVOGADO GAÚCHO VAI SUBSTITUIR O MINISTRO APOSENTADO JOAQUIM BARBOSA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O jurista Luiz Edson Fachin ocupará uma vaga no Supremo Tribunal Federal após a aprovação do nome dele pelo Plenário com 52 votos favoráveis. Mas 27 senadores foram contrários à indicação do advogado gaúcho, que vai substituir o ministro aposentado Joaquim Barbosa. O relator, senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, ressaltou o preparo do novo ministro. 

(Alvaro Dias) O Supremo ganha um grande magistrado. Um jurista de notório saber e reputação ilibada e que atende às exigências constitucionais. É bom para o Brasil. 

(Repórter) O líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado, de Goiás, argumentou que a resistência de parte do Plenário a Fachin está relacionada a posições dele em favor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. 

(Ronaldo Caiado) E a interpretação que ele tem de pontos que são pilares da nossa Constituição, eu não o vejo como uma pessoa que vai julgar neste momento esses fundamentos constitucionais com total isenção. Terá sempre uma posição de parcialidade em suas posições. 

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, disse que já esperava o resultado ao lembrar que a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a indicação de Fachin após ele se sair bem nas de 11 horas de sabatina. 

(Humberto Costa) Na sabatina, deu todas as demonstrações de ser uma pessoa com ampla cultura jurídica, uma pessoa com posições progressistas e com uma reputação absolutamente ilibada. Acho que a indicação dele pelo governo e aprovação pelo Senado só faz fortalecer o Supremo Tribunal Federal. 

(Repórter) Aos 57 anos, Luiz Edson Fachin é advogado e Doutor em Direito. Foi procurador do Paraná e professor da Universidade Federal do estado. O advogado não estava presente à votação no Plenário. Preferiu acompanhar a sessão de um hotel aqui em Brasília. A posse do novo ministro do Supremo está prevista para junho.  
19/05/2015, 11h06 - ATUALIZADO EM 19/05/2015, 11h06
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00