Renan diz que Fachin vai poder esclarecer senadores sobre autonomia exigida — Rádio Senado

Renan diz que Fachin vai poder esclarecer senadores sobre autonomia exigida

LOC: O ADVOGADO LUIZ EDSON FACHIN VAI PODER ESCLARECER AOS SENADORES SE TERÁ A AUTONOMIA NECESSÁRIA PARA ATUAR COMO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. FOI O QUE AFIRMOU O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS. 

LOC: A INDICAÇÃO DE FACHIN FOI PUBLICADA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO E CONTOU COM O APOIO EM MASSA DA BANCADA DO PARANÁ, ESTADO ONDE ELE É PROFESSOR. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: Os senadores dos partidos de oposição prometem questionar o advogado Luiz Fachin sobre as declarações que ele teria dado em 2010 a favor da candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. Querem que Fachin deixe claro que terá autonomia para atuar como ministro do STF. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, disse que o advogado terá a oportunidade de esclarecer esse ponto durante a sabatina no Senado: 

(Renan Calheiros) Essa será uma pergunta inevitável que vai ser feita por ocasião da sabatina. Ele vai ter definitivamente uma oportunidade para responder. Eu tive uma conversa com o Fachin e tive a melhor impressão dele. E acho que a presidente, ao mandar o nome dele, ela deve ter todas as informações em relação ao seu perfil. Aliás, é sempre isso o que acontece nessas horas. (MAURÍCIO): O advogado Luiz Fachin tem 57 anos, é gaúcho e professor desde 1980. Ele dá aulas de direito civil na Universidade Federal do Paraná. A indicação dele contou com o apoio de toda a bancada do estado no Congresso Nacional. Para a senadora Gleisi Hoffmann, do PT paranaense, esse fato comprova a competência de Luiz Fachin: 

(GLEISI HOFFMANN) É muito respeitado no mundo jurídico. Não só no estado do Paraná. É uma indicação suprapartidária, assinaram pelo nome dele a bancada toda do Paraná, independente de partido político. 

(REPÓRTER) O senador Alvaro Dias, do PSDB paranaense, espera que o nome de Fachin seja aprovado pelo Senado: 

(ALVARO DIAS) Pela competência dele, pela postura ética, notório saber jurídico, itinerário percorrido desde a universidade. Ele preenche todos os requisitos. 

(REPÓRTER) Luiz Edson Fachin foi indicado para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ex-ministro Joaquim Babosa, que deixou o Supremo Tribunal Federal em julho do ano passado. Da Rádio Senado, Maurício de Santi. 

LOC: A SABATINA DE LUIZ FACHIN NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA AINDA NÃO TEM DATA MARCADA. 

LOC: SE PASSAR PELO CRIVO DA CCJ, O NOME DE FACHIN AINDA TERÁ QUE SER APROVADO PELO PLENÁRIO DO SENADO.
15/04/2015, 04h11 - ATUALIZADO EM 15/04/2015, 04h11
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00