Senado vai discutir representação feminina em comissões do Congresso — Rádio Senado

Senado vai discutir representação feminina em comissões do Congresso

LOC: O SENADO VAI DISCUTIR A OBRIGATORIEDADE DE REPRESENTAÇÃO FEMININA EM TODAS AS COMISSÕES DO CONGRESSO. 

LOC: AS MESAS DIRETORAS DAS DUAS CASAS TAMBÉM DEVEM TER AO MENOS UMA PARLAMENTAR MULHER. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA.  

TÉC: Uma roposta de Emenda à Constituição, já aprovada na Câmara dos Deputados, quer aumentar a participação feminina no Congresso. De autoria da deputada Luiza Erundina, do PSB de São Paulo, a medida assegura que todas as comissões do Senado e da Câmara tenham, pelo menos, uma representante feminina. Além disso, as Mesas Diretoras das duas casas também devem ter, no mínimo, uma mulher. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e aguarda designação de relator. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, já pediu a relatoria da PEC e acredita em uma tramitação rápida. 

(Vanessa) O que a gente precisa é ter a regularidade da presença feminina nos espaços de poder. Eu já ouvi do próprio Presidente da Casa, a manifestação de apoio a essa emenda constitucional. E de nossa parte, enquanto bancada feminina, trabalharemos muito forte para que ela seja apreciada em um curto espaço de tempo. 

(REPÓRTER) A senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, também defende a proposta. Ela ocupa, atualmente, o cargo de quarta secretária da Mesa Diretora do Senado. 

(Ângela) É muito importante. Inclusive eu sou a única senadora que compõe hoje a mesa diretora do Senado Federal. Como a gente sabe que o mundo político é predominantemente masculino, um número maior de deputados, de senadores, é importante essa PEC aprovada para que a gente possa também ter a presença da mulher nas Mesas Diretoras, nas comissões. 

(REPÓRTER) A bancada feminina do Senado também trabalha para garantir o aumento do número de parlamentares mulheres nas próximas eleições, de forma escalonada, até alcançar 50% de representatividade.
30/03/2015, 04h54 - ATUALIZADO EM 30/03/2015, 04h54
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00