Bélgica, Espanha e Reino Unido já começaram a repatriar valores, diz jornalista — Rádio Senado

Bélgica, Espanha e Reino Unido já começaram a repatriar valores, diz jornalista

LOC: A CPI DO HSBC OUVIU NESTA QUINTA-FEIRA OS DOIS JORNALISTAS BRASILEIROS QUE TIVERAM ACESSO À LISTA DE CLIENTES DA FILIAL DO BANCO NA SUÍÇA.  

LOC: FERNANDO RODRIGUES AFIRMOU QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE OCORRE NO BRASIL, PAÍSES COMO BÉLGICA, ESPANHA E REINO UNIDO JÁ INICIARAM O PROCESSO DE REPATRIAÇÃO DOS VALORES DEPOSITADOS ILEGALMENTE NA SUÍÇA. REPÓRTER PAULA GROBA. 

TÉC:  Os jornalistas Fernando Rodrigues, do portal UOL, e Francisco Otávio, do jornal O Globo, relataram o amplo trabalho de análise da lista dos 8 mil 667 nomes de brasileiros que apresentaram contas na filial do HSBC, em Genebra, entre 2006 e 2007. Para a análise, os jornalistas contam com a ajuda do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, na qual 166 profissionais de 66 veículos de comunicação em todo o mundo estão envolvidos. Fernando Rodrigues afirmou que alguns dos 203 países que possuem citados na lista já conseguiram a repatriação de parte dos recursos depositados na Suíça ilegalmente, entre eles, a Bélgica, que resgatou 450 milhões de dólares; a Espanha, com 288 milhões; e o Reino Unido, com 205 milhões. Na avaliação dele, o Estado brasileiro ainda não trabalha com agilidade no caso. 

(FERNANDO RODRIGUES) No ano passado, em 2014, foi tentada uma colaboração entre a apuração jornalística e governamental que fracassou única e exclusivamente única e exclusivamente pela má vontade e me permita dizer, senhor presidente, pela preguiça talvez de alguns integrantes do estado brasileiro. 

(Repórter) Ele acrescentou que na lista há nomes envolvidos na operação Lava-Jato e no caso Alston, do metrô de São Paulo. Entre eles, doleiros, como Henry Hoyer de Carvalho, membros da família Queiroz Galvão, donos de empreiteiras, e dois engenheiros acusados de envolvimento no caso Alston. Para o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, as autoridades brasileiras precisam responder alguns questionamentos: 

(RANDOLFE) Porque está tão lenta a validação dessas informações pelo governo brasileiro e instituições brasileiras Coaf e Receita Federal? Porque já foram repatriados milhões de dólares para países como Bélgica, Grã Bretanha, Reino Unido e nós estamos chegando atrasado? 

(REPÓRTER) Na próxima terça-feira, a comissão se reúne com o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, para tratar do assunto. Da Rádio Senado, Paula Groba. 

OS SENADORES TAMBÉM QUEREM PEDIR A AUTORIDADES FRANCESAS A LISTA OFICIAL DOS 8 MIL E 600 BRASILEIROS QUE POSSUEM OS DADOS OFICIAIS. A COMISSÃO AINDA APROVOU O PLANO DE TRABALHO DA COMISSÃO E REQUERIMENTOS QUE PEDEM INFORMAÇÕES SOBRE AS PROVIDÊNCIAS JÁ TOMADAS POR ÓRGÃOS COMO O COAF, A POLÍCIA FEDERAL, E AINDA QUE CONVIDA O MINISTRO DA JUSTIÇA, E O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL, JORGE RACHID. 

O VICE-PRESIDENTE, RANDOLFE ROGRIGUES, AFIRMOU QUE VAI PROTOCOLAR REQUERIMENTOS PEDINDO A QUEBRA DE SIGILOS BANCÁRIOS DE NOMES JÁ DIVULGADOS PELOS JORNAIS BRASILEIROS, ENTRE ELES O DOLEIRO HENRY HOYER DE CARVALHO, O EMPRESÁRIO JACOB BARATA, INTEGRANTES DA FAMÍLIA QUEIROZ GALVÃO, E DA IRMÃ DO DEPUTADO PAULO MALUF, TEREZINHA MALUF.
26/03/2015, 01h10 - ATUALIZADO EM 26/03/2015, 01h10
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00