CAS aprova projeto que transforma a carreira de economista — Rádio Senado

CAS aprova projeto que transforma a carreira de economista

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU O PROJETO QUE TRANSFORMA A CARREIRA DOS ECONOMISTAS QUE TRABALHAM NO SERVIÇO PÚBLICO EM UMA ATIVIDADE TÍPICA DE ESTADO.  

LOC: A INICIATIVA DO SENADOR ROMERO JUCÁ, DO PMDB DE RORAIMA, BUSCA INCENTIVAR E VALORIZAR A CATEGORIA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O Projeto (PLS 122/2014) do senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, transforma a carreira de economista que trabalha para o poder público em uma atividade típica de Estado. As carreiras consideradas essenciais e exclusivas do Estado incluem profissionais como diplomatas, juízes, policiais, militares e auditores. Pela Constituição, estas categorias contam com critérios e garantias especiais para os casos de exoneração e são consideradas estratégicas. Assim, os governos também são obrigados a desenvolver e manter políticas de valorização salarial e de reestruturação, além de realizar concursos públicos para evitar terceirizações. Durante o debate, o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, disse que a iniciativa busca valorizar a categoria. 

(Moka) A modificação oferecida pela comissão gerará direitos e vantagens merecidas pelos servidores economistas. O projeto valoriza profissionais cujo trabalho é imprescindível para o desenvolvimento econômico e para o bem estar da sociedade.

(Repórter) A Proposta deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e, se for aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.
25/03/2015, 12h01 - ATUALIZADO EM 25/03/2015, 12h01
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00