PEC determina implantação do horário integral em toda educação básica — Rádio Senado

PEC determina implantação do horário integral em toda educação básica

LOC: IMPLANTAR O HORÁRIO INTEGRAL EM TODA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. 

LOC: ESTA É A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO APRESENTADA PELO SENADOR EDUARDO AMORIM, DO PSC DE SERGIPE. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: O senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição que determina a universalização da educação básica em tempo integral. Ele defende que desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, o tempo de permanência dos alunos na escola seja de pelo menos sete horas por dia: 

(AMORIM) Todo povo que conseguiu e conquistou avanços sociais, distribuição de renda, avanços científicos, ou seja, que alcançou a justiça social, com certeza o fez através da educação. Então a educação de tempo integral é justo, é meritório, é o único caminho que nós temos.

(REPÓRTER) A educação básica engloba a pré-escola, os 9 anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio. A proposta de ensino integral ampliaria este tempo diário na escola, que passaria de 5 horas para 7 ou mais horas, além da alimentação dos estudantes. O senador Eduardo Amorim defende a educação como única formula do Brasil se desenvolver. 

(AMORIM) Eu sou um produto da Educação. Eu venho de uma família muito simples e humilde. Meu pai não sabia ler nem escrever, mas desde cedo nos deu princípios e nos ensinou valores. Se o país naquela época tivesse tomado essa consciência ou se os líderes subsequentes já tivessem feito o que deveria ser feito, nós com certeza seríamos um país muito melhor. 

(REPÓRTER) Segundo dados do INEP, o Brasil tem aproximadamente 53 milhões de estudantes na Educação Básica.
23/03/2015, 07h24 - ATUALIZADO EM 23/03/2015, 07h24
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00