Três anos dos ataques contra os três Poderes em Brasília
Desde 2023, os ataques aos prédios dos três Poderes em 08 de janeiro daquele ano são pauta no Congresso Nacional. Uma CPMI instalada ainda em 2023 indiciou 61 pessoas envolvidas no episódio. Em dezembro de 2025, senadores e deputados aprovaram a diminuição das penas de participantes e envolvidos nos ataques ao prédios públicos, com a aprovação do chamado PL da Dosimetria (PL 2162/2023).

Transcrição
Em 08 de Janeiro de 2023 centenas de pessoas promoveram ataques aos prédios dos três Poderes em Brasília. Desde então, o Congresso Nacional debateu o episódio por diversas vezes, seja nas comissões, nos discursos em plenário ou em uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. A CPMI terminou com o indiciamento de 61 pessoas. A relatora foi a senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, que afirmou que o colegiado foi um dos mais importantes da história
(senadora Eliziane Gama) "A CPMI, que agora se encerra, sem dúvida, é uma das mais importantes da história do Congresso Nacional, porque concerne, em última análise, à nossa própria existência como Estado democrático de direito".
Também foram vários os debates nos últimos três anos sobre as penas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal aos participantes dos ataques aos poderes bem como aos possíveis mandantes e organizadores do evento. O senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, foi o relator do chamado PL da Dosimetria, aprovado em dezembro de 2025 pelo Congresso Nacional e que tratou da diminuição de penas de envolvidos nos atos de 08 de Janeiro.
(senador Esperidião Amin) "Este passo é um passo para a paz, e a paz nos obriga a coexistir, os diferentes".
A TV Senado produziu um documentário sobre o 8 de Janeiro de 2023. O título é “Democracia para sempre” e a obra está disponível no canal da TV Senado no Youtube. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

