Projeto pune com multa discriminação salarial entre homens e mulheres — Rádio Senado

Projeto pune com multa discriminação salarial entre homens e mulheres

LOC: A DISCRIMINAÇÃO SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES QUE EXERCEM A MESMA FUNÇÃO NO TRABALHO PODE SER PUNIDA COM MULTA.  

LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO APRESENTADO PELO SENADOR FERNANDO BEZERRA COELHO, DO PSB DE PERNAMBUCO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: A atual legislação proíbe qualquer tipo de discriminação na contratação ou de diferença salarial entre homens e mulheres que exerçam as mesmas funções e tenham o mesmo serviço. No entanto, a realidade do mercado de trabalho é diferente. Segundo um levantamento do Sebraee e do Dieese, nas grandes empresas brasileiras os homens ganham, em média, 44 por cento a mais do que as mulheres. A distorção é um pouco menor nas pequenas e micro empresas e o índice cai para 23 por cento. Para tentar reverter este cenário, um projeto do senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, altera a CLT e pune com multa a desigualdade salarial por questão de gênero. Pelo texto, se a discriminação for comprovada pela justiça os empregados devem receber em dobro o valor da diferença salarial verificada mês a mês durante todo o contrato de trabalho. O senador lembrou que a proposta é uma de suas promessas de campanha e destacou que as mulheres brasileiras comandam um terço dos lares onde vivem. Fernando Bezerra Coelho justificou que é ilegal e injusto que elas ganhem menos que os homens. 

(Fernando) Temos que ter esses números bem claros porque o que percebemos aqui é um contexto brutal em que as mulheres trabalham mais, assumem cada vez mais responsabilidades e ainda assim ganham menos 

(REPÓRTER) A proposta deve ser analisada pela Comissão de Assuntos Sociais antes de ser encaminhada para a Câmara dos Deputados.
05/03/2015, 01h46 - ATUALIZADO EM 05/03/2015, 01h46
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00