Capiberibe afirma que PSB defende fim da reeleição para o Executivo — Rádio Senado

Capiberibe afirma que PSB defende fim da reeleição para o Executivo

LOC: SENADORES DO PSB DEFENDEM VOTAÇÃO DE PROPOSTA QUE ACABA COM A REELEIÇÃO PARA CARGOS DO EXECUTIVO 

LOC: PARA O LÍDER DO PSB, ESTE DEVE SER O PRIMEIRO PASSO PARA A REFORMA POLÍTICA. REPÓRTER CINTHIA BISPO.  

(Repórter) O líder do PSB, senador João Capiberibe, do Amapá, defendeu a aprovação da proposta que acaba com a possibilidade de reeleição prefeitos, governadores e presidente da República. Na avaliação dele, esta proposta e a que prevê o fim do financiamento privado de campanhas são o primeiro passo para a reforma política. Capiberibe afirma que a reeleição alterou a formar de governar e, hoje, o agente público não trabalha para equilibrar as contas públicas, mas para fazer alianças e conseguir maior tempo de TV e Rádio nas campanhas eleitorais. 

(João Capiberibe) A reeleição terminou fazendo com que se mudasse completamente a forma de governar no país. Como nós não tínhamos reeleição, nós tínhamos que equilibrar as contas. Nós tínhamos que formatar e formular as políticas públicas e implanta-las, porque nós tínhamos que prestar contas logo quatro anos depois. Com a reeleição, o governador que entra, ele faz essas alianças absurdas, junta todo mundo que queira participar da distribuição do orçamento público. 

(Repórter) O líder do PSB ressalta que os seis senadores do seu partido vão lutar para o fim da reeleição. 

(João Capiberibe) Esse é o primeiro passo, o fim da reeleição. Então, nós estaremos obrigados a transformar essa lei em outros passos para poder fazer de fato uma regra política que atenda, satisfaça, corresponda o desejo da sociedade. 

(Repórter) Capiberibe antecipou que vai pedir prioridade na votação da PEC da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, que estabelece o fim da reeleição de cargos do Executivo. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça.

PEC 32/2014
27/02/2015, 07h38 - ATUALIZADO EM 27/02/2015, 07h38
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00