Presidentes das comissões devem ser eleitos nos próximos dias — Rádio Senado

Presidentes das comissões devem ser eleitos nos próximos dias

LOC: OS PRESIDENTES DAS COMISSÕES PERMANENTES DEVERÃO SER ELEITOS NOS PRÓXIMOS DIAS. 

LOC: A DISTRIBUIÇÃO DOS COLEGIADOS RESPEITOU O TAMANHO DAS BANCADAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, afirmou que a definição das presidências das comissões permitirá a retomada das votações nos colegiados nos próximos dias. 

(Humberto Costa) Conseguimos aquilo que na eleição da Mesa não foi possível, um entendimento, um respeito à proporcionalidade. As escolhas todas foram atendidas de acordo com a pretensão dos partidos. Isso é importante porque a partir de agora vamos começar a trabalhar e a votar as matérias prioritárias que se encontram nas comissões. 

(Repórter) Apesar de definidas as comissões, ainda falta a indicação de nomes pelo PMDB e pelo PT. O líder peemedebista, senador Eunício Oliveira, do Ceará, disse que até terça-feira a bancada vai definir quem presidirá a Comissão de Constituição e Justiça, disputada pelos senadores Garibaldi Alves, do Rio Grande do Norte, Edison Lobão, do Maranhão, e José Maranhão, da Paraíba.  

(Eunício Oliveira) Eu tenho mais de um companheiro que tem pretensão de presidir. Esse é o momento mais difícil de escolher entre iguais, entre os companheiros. Mas como não existe o nosso senhor do bom começo só o nosso senhor do Bonfim. Então, no final vamos buscar esse entendimento entre os pares para possamos fazer as indicações. 

(Repórter) O PT poderá definir no voto se Gleisi Hoffmann, do Paraná, ou Delcídio do Amaral, de Mato Grosso do Sul, presidirá a Comissão de Assuntos Econômicos. Já o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, afirmou que a escolha da Comissão de Relações Exteriores foi estratégica para o partido. 

(Cássio Cunha Lima) O PSDB fez a escolha que desejava que era a Comissão de Relações Exteriores, sobretudo, em decorrência do agravamento na Venezuela. Diante da omissão do governo brasileiro e do fracasso da diplomacia nacional, o PSDB quer contribuir ocupando a Comissão de Relações Exteriores para a discussão de um tema que preocupa o continente inteiro, que é o agravamento da crise na Venezuela. 

(Repórter) A eleição para as presidências das comissões será feita após a indicação dos demais integrantes dos colegiados.
25/02/2015, 08h49 - ATUALIZADO EM 25/02/2015, 08h49
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00