Senadores e especialistas vão discutir crise hídrica e elétrica — Rádio Senado

Senadores e especialistas vão discutir crise hídrica e elétrica

LOC: SENADORES E ESPECIALISTAS DEVERÃO DISCUTIR A CRISE HÍDRICA E ELÉTRICA EM SESSÃO ESPECIAL DO PLENÁRIO. 

LOC: A IDEIA É FAZER UM DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS E TENTAR APONTAR SAÍDAS PARA O PROBLEMA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: As sessões temáticas do Plenário foram iniciadas em 2013. Especialistas são convidados para discutir com os senadores problemas enfrentados pelo país e possíveis soluções. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, anunciou que a crise hídrica e elétrica vai merecer uma sessão do Plenário dedicada ao tema. 

(RENAN) Essa foi uma evolução do processo legislativo que o Senado Federal aprovou, realizar sessão temática para, em seguida, se for o caso, deliberarmos sobre as matérias em discussão, convidando especialistas, fazendo durante o dia inteiro o debate com as Srªs Senadoras e com os Srs. Senadores. 

(REPÓRTER) A crise da água e energia, entretanto, não é novidade para os senadores. A Comissão de Infraestrutura, por exemplo, reuniu no início do ano passado representantes do governo e da sociedade para discutir o assunto. Na ocasião, o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, disse que a estiagem não podia ser apontada como a única responsável por quedas de energia ou risco de desabastecimento. 

(FERRAÇO) Há usinas que não podem operar por falta de transmissão. Há linhas de transmissão ociosas por falta de subestações para receber energia. Há distribuidoras que incorrem em sobrecustos por atrasos de obras de transmissão. O processo de licenciamento é constante fonte de incerteza mesmo após a emissão de licenças. 

(REPÓRTER) Uma série de projetos de lei relacionados à água e energia estão em discussão no Senado. Um deles recompensa com descontos na conta de água investimentos privados que contribuam para a economia e uso racional da água. Outro torna obrigatório o uso de torneiras com dispositivo de vedação automática de água nos banheiros coletivos. E uma proposta de emenda à Constituição transfere para a União a propriedade de lagos, rios ou córregos que desaguem em rios federais.
12/02/2015, 11h53 - ATUALIZADO EM 12/02/2015, 11h53
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00