Renan Calheiros cita reforma política como prioridade — Rádio Senado

Renan Calheiros cita reforma política como prioridade

LOC: RENAN CALHEIROS, ELEITO PARA MAIS DOIS ANOS NA PRESIDÊNCIA DO SENADO, CITA A REFORMA POLÍTICA COMO PRIORIDADE PARA A NOVA LEGISLATURA. 

LOC: PARADAS HÁ ANOS POR FALTA DE CONSENSO, AS ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE ELEIÇÃO NO PAÍS, NO FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS E NA DURAÇÃO DOS MANDATOS SÃO DESTACADAS PELOS SENADORES COMO URGENTES. OUTRAS PRIORIDADES CITADAS SÃO UM NOVO PACTO FEDERATIVO E MAIS RIGOR CONTRA A CORRUPÇÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA.  

TÉC: Em discurso no plenário neste domingo, o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, lembrou que o Senado aprovou uma ampla reforma política há doze anos, mas lamentou que as mudanças não tenham sido votadas na Câmara. 

(RENAN) Aprovamos uma reforma política ampla, complexa, dificílima que infelizmente não andou, mas tenho certeza que agora andará na outra casa do Congresso Nacional para, na sequencia, nós consultarmos a sociedade. 

(REPÓRTER) Renan defende que a população seja ouvida sobre reforma política em um referendo: 

(RENAN 2) Não fazendo um plebiscito e entregando a competência constitucional do legislativo mas votando a reforma, e fazendo um referendo.Para evitar a desmoralização e corrigir os desgastes da política, a única ação cabível é votar a reforma política. Vamos melhorar a política para que a política ajude a melhorar o Brasil. 

(REPÓRTER) O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que disputou com Renan Calheiros a presidência da Casa, destacou que a reforma política é uma pauta urgente e deve ser aprovada neste ano. 

(LUIZ HENRIQUE) Novas regras de absoluta transparência, no financiamento das campanhas eleitorais, para que vigore já nas próximas eleições, e construir a vontade majoritária para votar outros temas, como duração dos mandatos e reeleição. Essa tarefa é urgente, é inadiável. 

(REPÓRTER) Outra prioridade citada pelos senadores é o combate à corrupção. O governo anunciou que vai enviar ao Congresso Nacional um pacote de medidas, que prevê punição mais rigorosa e confisco de bens de quem enriquecer ilicitamente. E na retomada dos trabalhos legislativos, um dos primeiros itens previstos para votação é a Lei Orçamentária 2015. Apesar do decreto do governo fixando o salário mínimo em 788 reais, o Congresso poderá aumentar o valor para 790, como aprovado pela Comissão Mista de Orçamento. Também entre as propostas que aguardam deliberação do plenário do Senado está a reforma do Código Penal, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça.
01/02/2015, 07h21 - ATUALIZADO EM 01/02/2015, 07h21
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00