Novo ministro das Comunicações propõe debate sobre regulamentação da mídia — Rádio Senado

Novo ministro das Comunicações propõe debate sobre regulamentação da mídia

LOC: NOVO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES PROPÕE DEBATE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA. 

LOC: O TEMA DIVIDE A OPINIÃO DOS SENADORES, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TEC: Após assumir o comando do Ministério das Comunicações, Ricardo Berzoini disse que vai promover a discussão sobre a regulamentação econômica da mídia. Ele afirmou que todos os setores interessados serão ouvidos, mas não estabeleceu prazos para o início do diálogo. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, elogiou a postura do novo ministro e afirmou que todas as nações democráticas já possuem ou estão em processo de construção de estruturas de controle dos meios de comunicação. 

(Randolfe) Eu acho que o Brasil não pode ter medo de ter esse debate. Eu considero por exemplo inaceitável em nosso País, uma meia dúzia de políticos são proprietários de tudo que é veiculado nos meios de comunicação. Isso é concessão pública. Por isso eu achei de muito bom tom a iniciativa do ministro Ricardo Benzoin em propor esse debate.

(REP) O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, divulgou uma nota de repúdio à retomada da discussão sobre a regulamentação, a qual chamou de tentativa de calar a imprensa. Anteriormente em plenário, o senador já havia afirmado que não há necessidade de regulação da mídia, já que este papel pertenceria à Justiça. 

(Álvaro) É inaceitável, sob qualquer pretexto, querer cercear ou regular a mídia. Amordaçar a mídia. E o Poder Judiciário mantêm juízes à postos para responsabilizar eventuais excessos por parte daqueles que escrevem diariamente. Cabe à Justiça e tão somente a ela o papel de arbitrar e de responsabilizar.

(REP) Berzoini afirmou que, no momento, não pretende criar uma agência reguladora para o setor, mas que irá encaminhar ao Congresso Nacional uma série de propostas de democratização da comunicação.
07/01/2015, 05h59 - ATUALIZADO EM 07/01/2015, 05h59
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00