CCJ analisa três projetos que podem contribuir para a Reforma Política — Rádio Senado

CCJ analisa três projetos que podem contribuir para a Reforma Política

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA ANALISA TRÊS PROJETOS DA SENADORA LÍDICE DA MATA QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A REFORMA POLÍTICA BRASILEIRA. 

LOC: SEGUNDO A SENADORA, AS PROPOSTAS MORALIZAM E TORNAM O PROCESSO POLÍTICO MAIS TRANSPARENTE. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) As propostas da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, aumentam de três para seis meses o prazo para que servidores públicos se afastem do trabalho quando forem candidatos em eleições e determina que os partidos políticos escolham seus candidatos entre os dias 10 e 30 de abril do ano eleitoral. De acordo com a senadora, essa é uma forma de moralizar e dar mais transparência ao processo eleitoral, além de torná-lo mais barato, aumentando o tempo para o planejamento das campanhas. Outro projeto de lei proíbe pronunciamentos de agentes públicos em rádio e televisão nos seis meses que antecedem as eleições. Para Lídice da Mata, essas aparições funcionam como campanhas disfarçadas. 

(Lídice da Mata) Qualquer pronunciamento de alguém que já é conhecido e usado numa campanha quando os candidatos ainda não tem horário de TV dá uma condição a mais àquele que tá no governo. 

(Repórter) Lídice da Mata destaca ainda que, junto com outros projetos em análise no Congresso Nacional, essas propostas podem ajudar no andamento da reforma política no país. 

(Lídice da Mata) Há já uma produção legislativa desenvolvida no Senado e na Câmara com vista a forçar o debate da reforma política. E nós precisamos que isso aconteça. (

(Repórter) Os três projetos da senadora serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovados, seguirão para o Plenário do Senado.
21/11/2014, 04h49 - ATUALIZADO EM 21/11/2014, 04h49
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00