Maioria aprova políticas para incentivar as mulheres a participarem da política — Rádio Senado

Maioria aprova políticas para incentivar as mulheres a participarem da política

LOC: UMA PESQUISA DO DATASENADO MOSTRA QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO APROVA POLITICAS PARA QUE AS MULHERES PARTICIPEM MAIS DA POLITICA. 

LOC: HOJE EXISTEM 8 PROJETOS DE LEI NO SENADO DESTINADOS A ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS DISPUTAS ELEITORAIS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: Dos 27 senadores eleitos no dia 5 de outubro, apenas 5 são mulheres. Na Câmara Federal, elas vão ocupar 51 cadeiras das 513 disponíveis. Uma das formas de aumentar a participação feminina na política é aprovar projetos de lei que incentivem a representação feminina na política. O levantamento do serviço DataSenado "Mulheres na Política", feito nos meses de agosto e setembro, apontou que a população brasileira é favorável às iniciativas que visam aumentar a participação feminina. A proposta que prevê a paridade na representação legislativa, ou seja, que metade das vagas seja ocupada por homens e metade por mulheres recebeu o apoio de 71 por cento dos entrevistados ouvidos na enquete. O coordenador da pesquisa Thiago Cortez, do DataSenado, explicou que as iniciativas mencionadas no questionário tiveram 74 por cento de aceitação dos entrevistados. 

(Thiago Cortez) Quando a gente informou a população sobre alguns projetos de lei que estão em tramitação, a gente obteve mais de 74 por cento de aprovação para todos eles. Então são informações bastante significativas, não só do desconhecimento da população, mas que quando a população toma conhecimento desses projetos, ela aceita bem esse tipo de medida para combater a desigualdade no país. 

(REPÓRTER) Um dos projetos que prevê a ocupação de 50 por cento das vagas do Legislativo pelas mulheres é de autoria da senadora Gleisi Hoffman, do PT do Paraná. A proposta inicial previa a paridade na Câmara dos Deputados, mas a relatora da proposta senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, sugeriu a ampliação da medida para as câmaras municipais e assembleias legislativas e para a câmara distrital. O projeto aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado desde abril deste ano.
06/10/2014, 12h55 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 12h55
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00