Paim quer correção de aposentadorias e fim do fator previdenciário — Rádio Senado

Paim quer correção de aposentadorias e fim do fator previdenciário

LOC: VOTAR OS PROJETOS QUE CORRIGEM AS APOSENTADORIAS E ACABAM COM O FATOR PREVIDENCIÁRIO.  

LOC: ESSA É A PAUTA DEFENDIDA PELO SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, PARA O RETORNO DO CONGRESSO NACIONAL APÓS O RECESSO ELEITORAL. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI:  

(Repórter) O projeto que acaba com o fator previdenciário, o PLS 296 de 2003, foi aprovado no Senado em abril de 2012. Encaminhado à Câmara dos Deputados dois meses depois, ainda aguarda votação, assim como o PLS 58 de 2003, que recompõe o poder aquisitivo das aposentadorias e pensões pagas pelo INSS. O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, cobra a votação das duas propostas pela Câmara dos Deputados. Ele ainda defende que, logo após as eleições, o Congresso Nacional concentre suas atividades em uma pauta social. 

(Paulo Paim) Eu gostaria muito de aprovar uma política de reajuste aos aposentados e pensionistas, igual eu aprovei no Senado e foi pra Câmara, a Câmara naturalmente se aprovar, vai modificar e voltará prá cá; o fim do Fator Previdenciário, eu aprovei no Senado, tá na Câmara. A Câmara deve modificar e volta prá cá. São matérias que eu gostaria muito de ver aprovadas ainda este ano.  

(Repórter) O PLS 296, que extingue o fator previdenciário, retoma, como cálculo para o valor da aposentadoria, a média dos 36 últimos salários. O PLS 58, por sua vez, estabelece um período de recomposição do poder de compra das aposentadorias e pensões ao longo de cinco anos, com o uso do Índice Nacional de Preços ao Consumidor somado a um reajuste baseado na taxa de crescimento real do poder de compra dos assalariados. Paim afirma que é necessário fazer justiça aos aposentados, que têm sido prejudicados com a perda do poder de compra de seus rendimentos. 

(Paulo Paim) Prá fazer justiça aos homens e mulheres que construíram este país e no momento que mais precisam, eles veem seus salários, no ato da aposentadoria cortado pela metade, devido ao fator e depois o reajuste não acompanhar o crescimento da massa salarial e nem sequer a valorização do salário mínimo. 

(Repórter) O Fator Previdenciário foi introduzido em 1999 como uma fórmula matemática que impediria a aposentadoria precoce. Segundo o anuário da Previdência, em 1999 quando o Fator foi introduzido, um homem que tivesse começado a trabalhar aos 18 anos de idade precisaria contribuir por 39 anos para aposentar-se integralmente. Em 2011 seriam necessários 42 anos. 
29/09/2014, 07h20 - ATUALIZADO EM 29/09/2014, 07h20
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00