Mais de 84 mil eleitores estarão aptos a usar o voto em trânsito — Rádio Senado

Mais de 84 mil eleitores estarão aptos a usar o voto em trânsito

LOC: MAIS DE 84 MIL ELEITORES JÁ SE CADASTRARAM PARA VOTAR EM TRÂNSITO NO DIA 5 DE OUTUBRO. ATUALMENTE, SÓ É POSSÍVEL VOTAR PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

LOC: MAS UM PROJETO DO SENADO PRETENDE AMPLIAR ESSA MODALIDE A OUTROS CARGOS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

TEC: O voto em trânsito permite que o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral vote em outro local, mesmo sem ter solicitado a transferência do título. No entanto, a modalidade só é válida para escolher o Presidente da República. Para as eleições de 2014, mais de 84 mil eleitores já se cadastraram para o primeiro turno, e mais de 79 mil para um eventual segundo turno. Segundo o ministro do TSE, Henrique Neves da Silva, seções eleitorais especiais estão sendo preparadas para atender esse público. 

(HENRIQUE) O Tribunal Superior Eleitoral já preparou e separou 216 sessões que foram criadas especificamente para o voto em trânsito e aqueles eleitores que se habilitaram o voto em trânsito já podem procurar na internet a localização de onde serão as suas sessões.

(REP)Em 2014, será possível votar em trânsito não só nas capitais mas em todos os municípios com mais de 200 mil eleitores, totalizando 92 cidades. É importante lembrar que o título cadastrado nessa modalidade ficará desabilitado para votar em sua seção de origem. O senador Ruben Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, é autor de uma proposta que acrescenta um artigo ao Código Eleitoral estendendo o direito de voto em trânsito para os cargos de senador, governador, deputado federal, estadual e distrital, prefeito e vereador. 

(Figueiró) O objetivo é democratizar o direito do voto. Não é possível que se conceda o voto para Presidente da República a qualquer cidadão estando onde estiver, até no exterior, e se negue ao cidadão o direito de votar para senador, para governador, no local onde ele estiver residindo ou transitando.

(REP) O projeto já foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e aguarda deliberação da Câmara dos Deputados.
24/09/2014, 05h35 - ATUALIZADO EM 24/09/2014, 05h35
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00