Senado aprova criação da Política Nacional de Cultura Viva — Rádio Senado

Senado aprova criação da Política Nacional de Cultura Viva

LOC: PROJETO DE LEI QUE CRIA A POLÍTICA NACIONAL DE CULTURA VIVA FOI APROVADO PELO SENADO. 

LOC: A PROPOSTA VAI TRANSFORMAR EM POLÍTICA DE ESTADO O PROGRAMA QUE JÁ É DESENVOLVIDO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA DESDE 2005. A MATÉRIA VOLTA AO EXAME DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A proposta tem o objetivo de promover a produção e difusão da cultura, e dar acesso aos direitos culturais dos diferentes núcleos comunitários de cultura. A iniciativa é possível pelo trabalho realizado por entidades não governamentais sem fins lucrativos, os chamados pontos de cultura, que desenvolvem ações culturais na comunidade. Em todo o país existem cerca de três mil e quinhentos pontos de cultura. A proposta é de autoria da deputada Jandira Feghali e vai permitir a parceria entre eles com escolas de ensino fundamental e médio de todo o país, para a divulgação de suas ações e bens culturais. O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, ressaltou que os pontos de cultura abrigam uma diversidade de artistas populares. 

(Inácio Arruda) “Da teia, um movimento extraordinário, de milhares de pontos de cultura, é uma coisa pujante”. 

(Repórter) Na avaliação do relator da matéria nas comissões de Assuntos Sociais e de Educação, Cultura e Esporte, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, a proposta contribui para que o Estado apoie a diversidade cultural brasileira. 

(Rodrigo Rollemberg) “Transforma em política pública, em política de estado, um programa que se mostrou extremamente bem sucedido. E que, ao se tornar, política pública, facilita a relação do estado com essa enorme diversidade, belíssima diversidade cultural, que temos em nosso país, que, sem dúvida, é uma das maiores riquezas deste país”. 

(Repórter) A votação da matéria foi acompanhada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. Por ter sofrido modificações no Senado, a proposta volta à análise dos deputados.
04/06/2014, 11h06 - ATUALIZADO EM 04/06/2014, 11h06
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00