CDH vai acompanhar investigações sobre morte do coronel Paulo Malhães — Rádio Senado

CDH vai acompanhar investigações sobre morte do coronel Paulo Malhães

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, CDH VÃO ACOMPANHAR AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A MORTE DO CORONEL PAULO MALHÃES NO RIO DE JANEIRO. 

LOC: OS SENADORES ACREDITAM QUE A MORTE DE MALHÃES PODE ATRAPALHAR OS TRABALHOS DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, QUE INVESTIGA CRIMES COMETIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) Integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, CDH acompanham nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, as investigações sobre a morte do Coronel Paulo Malhães. Ele foi encontrado morto um mês depois de fazer declarações à Comissão Nacional da Verdade sobre prisões e torturas ocorridas durante a Ditadura Militar. Para a presidente da CDH, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, é preciso investigar com atenção a morte do coronel. 

(Ana Rita) “Nós queremos acompanhar de perto todo o processo de investigação porque nós temos o entendimento que foi um assassinato, que foi queima de arquivo, porque é muita coincidência isso acontecer após todas as informações que ele prestou para Comissão Nacional da verdade e tentam colocar que foi um crime de latrocínio”. 

(Repórter) Além de Ana Rita participam da viagem ao Rio de Janeiro o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, e o senador João Capiberibe, do PSB também do Amapá. O vice-presidente da Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça, senador Randolfe Rodrigues criticou a falta de proteção ao Coronel e disse que a morte pode prejudicar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. 

(Randolfe Rodrigues) “O Estado brasileiro foi omisso em não ter garantido a segurança e a integridade física da principal testemunha dos crimes cometidos pela Ditadura brasileira. Na verdade o assassinato dele já atrapalha todo o trabalho de recuperação da verdade, da memória e da justiça no Brasil”. 

(Repórter) Os senadores terão encontros na Comissão Estadual da Verdade, com o Chefe da Polícia Civil do Estado, Fernando da Silva Veloso e com o Delegado responsável pelo caso, Pedro Medina.
05/05/2014, 05h31 - ATUALIZADO EM 05/05/2014, 05h31
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00