Renan deve recorrer da decisão sobre instalação da CPI exclusiva da Petrobras — Rádio Senado

Renan deve recorrer da decisão sobre instalação da CPI exclusiva da Petrobras

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DEVE RECORRER NESTA SEMANA DA INSTALAÇÃO DA CPI EXCLUSIVA DA PETROBRAS. 

LOC: A OPOSIÇÃO AMEAÇA A VOLTAR À JUSTIÇA SE AS INVESTIGAÇÕES NÃO COMEÇAREM LOGO. JÁ OS GOVERNISTAS DEVEM APRESENTAR UM PEDIDO DE CPI DO METRO DE SÃO PAULO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Assim que for notificado, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, deverá recorrer ao Plenário do Supremo Tribunal Federal contra a decisão da ministra Rosa Weber em favor da instalação da CPI exclusiva da Petrobras. Ao ressaltar que o pedido da base aliada prevê a investigação de supostas irregularidades na estatal e nos contratos dos governos de São Paulo e Pernambuco, Renan Calheiros defendeu a CPI ampla. O entendimento foi o mesmo da Comissão de Constituição e Justiça, que ainda deve passar pelo Plenário. Independentemente do recurso, o líder do Democratas, senador José Agripino Maia do Rio Grande Norte, afirmou que o presidente do Senado deverá solicitar aos líderes partidários a indicação dos 13 senadores titulares e 07 suplentes que vão compor a CPI sob pena de cometer crime de responsabilidade. 

(Agripino) Eles podem até recorrer ao Plenário do Supremo. Mas a decisão da ministra Rosa Weber não gera efeito suspensivo. Gera efeitos de instalação imediata. 

REPÓRTER: O líder do PT, senador Humberto Costa de Pernambuco, negou qualquer manobra por parte da base aliada contra a CPI exclusiva da Petrobras. Ele acredita que deverá apresentar ainda nesta semana um novo pedido de CPI do Metrô de São Paulo. (Humberto) Vamos instalar a CPI o mais rapidamente possível. Vamos definir quem serão os relatores e os seus integrantes. Vamos começar a trabalhar. Agora não vamos discutir investigações pela metade. Vamos investigar o metrô de São Paulo e outras denúncias que existem no Brasil. 

REPÓRTER: Os líderes da oposição também vão cobrar do presidente do Senado um posicionamento sobre a CPI Mista exclusiva da Petrobras com a participação de senadores e deputados.
28/04/2014, 01h29 - ATUALIZADO EM 28/04/2014, 01h29
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00