Senadores aprovam PEC dos Soldados da Borracha — Rádio Senado

Senadores aprovam PEC dos Soldados da Borracha

LOC: OS SENADORES APROVORAM POR UNANIMIDADE A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO DOS SOLDADOS DA BORRACHA.  

LOC: A PEC CONCEDE INDENIZAÇÃO DE 25 MIL REAIS A ESSES BRASILEIROS QUE CONTRIBUÍRAM COM O EXÉRCITO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E MANTÉM A PENSÃO VITALÍCIA DE DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) 55 mil brasileiros, a maior parte nordestina, foram convocados durante a Segunda Guerra Mundial para produzir borracha na Amazônia, os chamados soldados da borracha. A constituição de 1988 concedeu a eles, quando carentes, pensão de dois salários mínimos. Em 2002, a hoje senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, então deputada federal, apresentou Proposta de Emenda à Constituição para reconhecer esses brasileiros e conceder a eles pensão de sete salários mínimos. Mas, a PEC foi arquivada e, em contraproposta, o governo apresentou o texto que concede indenização de 25 mil reais e pensão de 1.500 reais, sem indexação ao salário mínimo. A Câmara dos Deputados, no entanto, fixou a pensão em dois salários mínimos. Para Vanessa Grazziotin, a aprovação da matéria faz justiça a esses brasileiros. 

(Vanessa Grazziotin) “Eu não tenho dúvida nenhuma que isso é uma vitória, que foi construída com muitas mãos. Muitos deles, que iniciaram esta luta em 2002, hoje já não estão mais entre nós. E essa é uma parte da justiça que o Parlamento brasileiro faz a esses que são os verdadeiros heróis da pátria, heróis do povo brasileiro”. 

(Repórter) Apesar de reconhecer o mérito da proposta, o senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, lamentou que não tenha passado a pensão de sete salários mínimos. 

(Sérgio Petecão) “Foi uma vitória, nós temos que reconhecer, para aqueles guerreiros que estão lá, esperando doze anos pela aprovação desse projeto. Eu gostaria muito de estar comemorando hoje a nossa grande vitória, que seria a conquista da proposta dos sete salários mínimos”. 

(Repórter) O presidente do Senado vai marcar a data da sessão solene para a promulgação da proposta.
23/04/2014, 07h22 - ATUALIZADO EM 23/04/2014, 07h22
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00