Frente parlamentar mista é lançada em favor da federalização da educação — Rádio Senado

Frente parlamentar mista é lançada em favor da federalização da educação

LOC: FRENTE PARLAMENTAR MISTA É LANÇADA EM FAVOR DA FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL É AUTOR DO PROJETO, QUE TRANSFERE PARA O GOVERNO FEDERAL A RESPONSABILIDADE SOBRE AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) Foi lançada nesta terça-feira a frente parlamentar mista em favor da federalização da educação no Brasil. Os parlamentares defendem que o Governo Federal seja o responsável financeiro das escolas de ensino básico, que abrange os níveis infantil, fundamental e médio. Atualmente os estados e municípios são os gestores escolas básicas, que são financiadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, Fundeb. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal disse que o atual sistema é ineficiente.

(Cristovam Buarque) Não está dando certo a municipalização. As prefeituras são pobres demais e desiguais. Então não tem outro jeito. Se a gente quiser fazer uma revolução na educação das crianças de uma cidade pobre se não for o governo federal ocupando todas as escolas. Isso é o que eu chamo de federalização.
 
(Repórter) O projeto de Cristovam era para realização de um plebiscito, nas eleições deste ano, para decidir sobre a federalização, mas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado os senadores pediram o adiamento da votação. O Deputado Federal Oziel Oliveira, do PDT da Bahia defende a criação da frente.

(Oziel Oliveira) A frente traz uma nova oportunidade de para que a união, que arrecada tantos recursos, que ela possa também assumir os serviços básicos que é a educação de qualidade. Fazendo com que nos possamos ver nossas crianças bem formadas.
 
(Repórter) Com a federalização, os parlamentares acreditam que em vinte anos todos os professores da educação básica recebam um piso salarial de nove mil e quinhentos reais.
08/04/2014, 06h39 - ATUALIZADO EM 08/04/2014, 06h39
Duração de áudio: 01:46
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00