Senado transfere para CCJ decisão sobre tamanho da CPI da Petrobras — Rádio Senado

Senado transfere para CCJ decisão sobre tamanho da CPI da Petrobras

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO TRANSFERIU PARA UMA COMISSÃO A DECISÃO SOBRE O TAMANHO DA CPI DA PETROBRAS. 

LOC: A OPOSIÇÃO AMEAÇA RECORRER À JUSTIÇA CONTRA A INCLUSÃO DAS DENÚNCIAS DO METRÔ DE SÃO PAULO E DE PORTOS EM PERNAMBUCO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, negou dois pedidos para inviabilizar um dos requerimentos de criação da CPI da Petrobras. A oposição quer a investigação de denúncias de superfaturamento na compra de plataformas e refinarias e de pagamento de propina para funcionários da Petrobras. Já os governistas pediram a apuração desses fatos e de irregularidades em contratos de ampliação do metrô de São Paulo e de portos em Pernambuco. Baseado em decisões judiciais, Renan Calheiros decidiu pela criação da CPI da Petrobras ampliada para investigar as demais denúncias relacionadas aos governos paulista e pernambucano. Mas deixou para a Comissão de Constituição e Justiça a palavra final, como explicou o líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas. 

(Eduardo Braga) Nós temos uma decisão que amplia a investigação, amplia o objeto e é mais demonstração de que o governo não teme investigação. Entendemos que esta CPI é uma CPI política. Portanto estamos ampliando o debate para que possamos ter todas as informações sobre possíveis desvios públicos em diversos estados brasileiros. 

(Repórter) O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, avisou que a oposição vai recorrer à justiça sob o argumento de que uma CPI não pode conter fatos diferentes. Segundo ele, o correto seria a criação de duas CPIs distintas. 

(José Agripino) Isso não tem o menor cabimento é uma coisa que era melhor não ter feito. Se a interpretação for essa é evidente que nós vamos recorrer ao supremo tribunal federal para defender o direito legítimo de investigar uma coisa que está cheirando mal e que é preciso investigar não é porque o Democratas, o PSDB, o PSDB queira, mas porque o Brasil quer, é o patrimônio do Brasil, é a Petrobrás. 

(Repórter) A Comissão de Constituição e Justiça terá o prazo de dois dias úteis para se manifestar. Caso contrário, caberá ao Plenário do Senado tomar uma decisão. Renan Calheiros anunciou para o dia 15 de abril a leitura de um terceiro requerimento de criação de uma CPI Mista da Petrobras, que contará com a participação de deputados. Mas a base aliada também deverá apresentar um quarto pedido para investigar a Petrobras e as denúncias de São Paulo e Pernambuco.
02/04/2014, 07h25 - ATUALIZADO EM 02/04/2014, 07h25
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00