CAE pode discutir altos preços de carros no Brasil na próxima semana — Rádio Senado

CAE pode discutir altos preços de carros no Brasil na próxima semana

LOC: NESTA/NA PRÓXIMA SEMANA, A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DEVE DISCUTIR OS ALTOS PREÇOS DOS CARROS VENDIDOS NO BRASIL.  

LOC: JÁ A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA VAI ANALISAR O PROJETO QUE MUDA O INDEXADOR DE DÍVIDAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS. 

TÉC: Na terça-feira, os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia devem votar o projeto que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do país o programa radiofônico A Voz do Brasil. No mesmo dia, os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos debatem em audiência pública por que os carros novos no Brasil são muito mais caros do que os veículos da mesma marca e modelo vendidos em outros países. A autora do pedido, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, lembrou que os carros no Brasil chegam a custar o dobro dos valores praticados nos Estados Unidos ou em países das América Latina. Para Ana Amélia, além da quantidade de impostos, a margem de lucro da indústria automobilística no Brasil é muito alta. O senador Lobão Filho, do PMDB do Maranhão, defende que o governo faça um estudo sério do setor para impedir que o consumidor brasileiro seja explorado pelas montadoras. 

Edison Lobão: "O governo fica reduzindo o IPI em vez de fazer um estudo mais profundo e definitivo desse setor. O brasileiro que tem ânsia por consumir, tem média de renda, conseguiu financiamentos, quer consumir bens e serviços o brasileiro está passando por cima de tudo isso e comprando e comprando mal".

Ana Amélia: Ainda na terça, os senadores da Comissão de Educação examinam o projeto que inclui técnicos e treinadores no programa Bolsa-Atleta. Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça deve votar a proposta que isenta os desempregados e trabalhadores que ganham até dois salários mínimos da taxa de inscrição em concursos. Outro projeto na pauta troca o atual indexador das dívidas, o IGP-DI, pelo IPCA. O texto também reduz para 4% os juros anuais e define a taxa básica de juros, Selic, como teto para a correção monetária. A medida pode significar 15 bilhões de reais a mais, por ano, nos cofres de estados e municípios. Na quinta-feira, o comandante da aeronáutica, Juniti Saito, deve explicar aos senadores da Comissão de Relações Exteriores a recente compra anunciada pelo governo de 36 caças supersônicos suecos para o programa de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira. 
21/02/2014, 01h37 - ATUALIZADO EM 21/02/2014, 01h37
Duração de áudio: 02:43
Ao vivo
00:0000:00