CAS aprova projeto que institui residência em defensorias para advogados — Rádio Senado

CAS aprova projeto que institui residência em defensorias para advogados

LOC: COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVA RESIDÊNCIA PARA ADVOGADOS QUE QUEREM ATUAR COMO DEFENSORES PÚBLICOS. 

LOC: A IDÉIA É CONCILIAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM TRABALHO SOCIAL DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA À POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA. REPÓRTER TONCÁ BURITY 

TÉC: Muita gente já ouviu falar em residência médica, aquele período no qual os médicos recém-formados ficam nos hospitais para ampliar os conhecimentos com o exercício da profissão na prática. Essa modalidade de ensino vai ser estendida aos advogados que pretendem seguir a carreira de defensor público caso o Senado aprove o projeto do senador Gim, do PTB do Distrito Federal. O autor do projeto diz que o objetivo da proposta é permitir que jovens advogados conciliem a preparação profissional com o trabalho social no atendimento à população de baixa renda. O advogado-residente receberá uma bolsa com valor mínimo equivalente ao piso salarial da categoria fixado no estado em que faz a residência, receberá benefícios da previdência social, além de ter direito às licenças maternidade ou paternidade, auxílio alimentação e férias de 30 dias. O programa do curso terá, no máximo, 20 horas semanais. O projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais com voto favorável do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. 

(Paim) Medidas como a ora apresentada, ao qualificar o profissional que atua nos fóruns do país, contribui para que haja a defesa adequada dos interesses dos interesses trazidos a juízo. Aumenta-se, assim, o já elevado prestígio de que os mencionados profissionais gozam e o reconhecimento de que com o seu trabalho não há tutela dos demais interesses do corpo social. 

(Rep) O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
18/12/2013, 00h42 - ATUALIZADO EM 18/12/2013, 00h42
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00