Quem receber bolsa de estudos da União terá que ajudar escolas públicas — Rádio Senado

Quem receber bolsa de estudos da União terá que ajudar escolas públicas

LOC: QUEM RECEBER BOLSA DE ESTUDOS DA UNIÃO TERÁ QUE COLABORAR COM ESCOLAS PÚBLICAS. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA, QUE VAI TER DECISÃO TERMINATIVA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) O projeto, do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, obriga beneficiários de bolsas de estudos de programas da União a colaborarem com estabelecimentos públicos de educação básica. Os serviços serão de divulgação, formação e informação científicas e educacionais e devem ter um mínimo de quatro horas por semana. Os bolsistas que não forem da área de ciências devem ser aproveitados como alfabetizadores de adultos ou estagiários em escolas. A forma da participação dos bolsistas deve ser definida por órgãos federais em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de educação. O relator, senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, explicou que aceitou uma emenda que inclui, além dos bolsistas do Prouni, Programa Universidade para Todos, os alunos de instituições públicas que receberem bolsas de iniciação científica. 

(Mozarildo Cavalcanti) É oportuna e coerente com os postulados constitucionais a emenda apresentada, por aclarar os termos da cooperação visada que deverá incluir todo e qualquer beneficiário das bolsas de estudo, sejam eles de instituições privadas ou públicas. 

(Repórter) Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, concordou que a iniciativa é uma forma eficaz de compensação dos gastos do governo federal com as bolsas e, ao mesmo tempo, de promover a formação dos jovens. 

(Pedro Taques) Este projeto ele cumpre uma das funções das universidades. A universidade não é só ensino, é também pesquisa e é também extensão. Aqui a ideia de que os estudantes bolsistas da União possam prestar esse tipo de colaboração aos estabelecimentos públicos no que se denomina de extensão universitária para que nós possamos ter a um estudante do ensino básico os conhecimentos adquiridos pelos bolsistas. 

(Repórter) Quem receber bolsa para estudar no exterior deve cumprir o compromisso com as escolas públicas após o retorno ao Brasil, pelo mesmo período de duração do pagamento.
21/11/2013, 04h19 - ATUALIZADO EM 21/11/2013, 04h19
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00