Senado aprova criação da Comenda Senador Abdias Nascimento — Rádio Senado

Senado aprova criação da Comenda Senador Abdias Nascimento

LOC: O SENADO FEDERAL APROVOU NESTE 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, A CRIAÇÃO DO PRÊMIO COMENDA SENADOR ABDIAS NASCIMENTO. 

LOC: SERÃO SELECIONADAS PARA RECEBER A PREMIAÇÃO PESSOAS QUE SE DESTACARAM NA PROMOÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. AS INFORMAÇÕES COM A REPORTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) O projeto de resolução foi aprovado na manhã desta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça e já à tarde foi aprovado no plenário como uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A premiação será entregue todos os anos a cinco personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira. A iniciativa da premiação partiu dos senadores Lídice da Mata, do PSB da Bahia, e Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Para Lídice da Mata, trata-se de um reconhecimento da luta dos negros no Brasil 

(Lídice da Mata) Sem dúvida nenhuma é uma homenagem a Abdias necessária, importante. Mas é também uma homenagem à luta do povo negro em nossa terra. Nós, no Brasil, estamos em um momento importante, dessa etapa da luta da democratização da nossa sociedade que é permitir novas oportunidades, a abertura de portas de oportunidade para que nós possamos conquistar uma igualdade de condições. 

(Repórter) Os nomes de candidatos à premiação poderão ser apresentados por parlamentares e entidades civis e governamentais. A escolha dos agraciados pela Comenda Senador Abdias Nascimento será feita por um conselho composto por um representante de cada um dos partidos políticos com representação no Senado. Os nomes das cinco personalidades selecionadas serão divulgados no início de outubro e serão entregues sempre em novembro, mês da consciência negra no Brasil.
20/11/2013, 06h24 - ATUALIZADO EM 20/11/2013, 06h24
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00