Em sessão de homenagem à Constituição, senadores destacam avanços do texto — Rádio Senado

Em sessão de homenagem à Constituição, senadores destacam avanços do texto

LOC: DURANTE A SESSÃO DE HOMENAGEM À CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, OS SENADORES DESTACARAM OS PRINCIPAIS AVANÇOS DO TEXTO. 

LOC: OS PARLAMENTARES APONTARAM COMO PRINCIPAIS CONQUISTAS A LIBERDADE, A CIDADANIA, OS DIREITOS INDIVIDUAIS E AS CONQUISTAS SOCIAIS. OS DETALHES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, que foi quem sugeriu a criação da medalha Ulysses Guimarães para homenagear pessoas ou instituições que se destacaram na luta pela democracia, destacou a liberdade conquistada pelos brasileiros. Ele lembrou que hoje, graças à Constituição de 88, os brasileiros são livres para ir às ruas protestar, em contraste com a geração que viveu durante o regime militar. 

(Vital do Rêgo) Hoje, os filhos da liberdade; hoje, os filhos da plenitude do Estado Democrático de Direito podem ir às ruas, podem estar presentes, de forma pacífica, nos quatro cantos deste País. E quantos de nós, eu, Henrique, netos e filhos de homens cassados pela ditadura. 

(Repórter) Já a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, enalteceu os avanços sociais, e disse que quando os parlamentares discutem hoje o voto aberto sem pressões externas, estão trilhando um caminho aberto pela Constituição. Mas que a liberdade de expressão precisa valer para todos. 

(Ana Amélia) A mulher vítima da violência doméstica ou da discriminação no trabalho, o cidadão que é mal atendido no posto de saúde ou na delegacia de polícia, que precisa de remédio, também precisa de liberdade de expressão. Quem vive sob ameaça de violência, cidadão ou juiz, homem de bem ou policial, precisa da liberdade de expressão. Os que têm medo, os que sofrem, os que estão esquecidos, os velhos e os jovens, todos precisamos da liberdade de expressão. 

(Repórter) Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, ressaltou que a Constituição incentivou a unidade federativa, ao promover antigos territórios, como Roraima, a estados autônomos. Ele apontou ainda como avanço a construção da cidadania. 

(Mozarildo Cavalcanti) O seu segundo título, que trata dos diretos e garantias fundamentais é um farol que vem continuamente iluminando o processo legislativo, a ação governamental e a jurisprudência na concretização das mais diversas modalidades de direito ligadas ao indivíduo, à coletividade e ao conjunto amplo da sociedade brasileira. 

(Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, falou sobre a importância da participação feminina na elaboração da Constituição, que resultou em conquistas como a licença maternidade de 120 dias, a licença paternidade de sete dias e a proibição da discriminação em razão do sexo. E Paulo Paim, do PT gaúcho, destacou as conquistas sociais e trabalhistas que foram possíveis graças à Carta Magna. Mas disse que é possível fazer mais e pediu aos demais parlamentares que continuem lutando por melhorias para a população.
29/10/2013, 04h55 - ATUALIZADO EM 29/10/2013, 04h55
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00