CPI debaterá com governo e empresas denúncias de espionagem — Rádio Senado

CPI debaterá com governo e empresas denúncias de espionagem

LOC: A CPI DA ESPIONAGEM APROVOU A CONVOCAÇÃO DE REPRESENTANTES DO GOVERNO E DE EMPRESAS DE TELEFONIA E INFORMÁTICA PARA DISCUTIR DENÚNCIAS CONTRA OS ESTADOS UNIDOS. 

LOC: A PRESIDENTE DA COMISSÃO DEFENDEU A APROVAÇÃO DE LEI QUE GARANTA AOS PAÍSES A GOVERNANÇA DA INTERNET. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Na reunião dessa terça-feira, os integrantes da CPÌ da Espionagem aprovaram trinta requerimentos. Os senadores decidiram convocar os representantes de empresas de telefonia; internet, como Google e Facebook; e de tecnologia de informática, como a Microsoft, para discutir as denúncias de espionagem contra o Brasil pelos Estados Unidos. Também foram convidados os ministros da Defesa, Celso Amorim; das Relações Exteriores, Luiz Figueiredo; das Comunicações, Paulo Bernardo; da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito; além do diretor geral da Agência Brasileira de Inteligência, Wilson Trezza. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, destacou a decisão da CPI de solicitar ao Parlamento Europeu os documentos relacionados à investigação sobre espionagem mundial que começou em 1999. 

(Walter Pinheiro) Como eles já fizeram longo tempo de trabalho de identificação dessas bases, a Comunidade Européia tem muito mais elementos para nos ajudar a buscar um caminho para construir uma legislação que possa ser adotada no mundo inteiro buscando dar segurança de rede e esse é o meu objetivo. 

(Repórter) A presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdo B do Amazonas, destacou que a Comissão quer sugerir uma lei que retire o monopólio dos Estados Unidos a governança da internet. 

(Vanessa Grazziotin) Acho que temos que aproveitar essa oportunidade para mudar a governança internacional da internet. Esse é um ponto crucial porque eles trabalham de forma privada ainda algo que é compartilhado no mundo. Não há como o mundo inteiro utilizar esse meio de comunicação que daqui uns dias será mais popular que o telefone sem que haja regras internacionais mais claras. 

(Repórter) A CPI também aprovou um pedido de cópia do inquérito da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Polícia Federal sobre o furto de computadores da Petrobras em 2008. Os senadores decidiram por uma viagem ao Rio de Janeiro, ainda sem data, para ouvir o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que publicou as denúncias do ex-agente secreto Edward Snowden.
24/09/2013, 08h41 - ATUALIZADO EM 24/09/2013, 08h41
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00