Órgãos ambientais vão ganhar mil novos cargos — Rádio Senado

Órgãos ambientais vão ganhar mil novos cargos

LOC: ÓRGÃOS AMBIENTAIS VÃO GANHAR MIL NOVOS CARGOS, PRINCIPALMENTE PARA AÇÕES NA AMAZÔNIA.  

LOC: O PROJETO QUE FORTALECE A FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL FOI APROVADO EM DEFINITIVO NESTA QUARTA-FEIRA PELO SENADO. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) o texto cria mil novos cargos na carreira de especialista em meio ambiente. São 800 analistas ambientais e 200 analistas administrativos. Mas, de acordo com o autor do projeto, o Executivo, a medida não gera mais gastos. Isso porque esses cargos são resultado da transformação de cerca de 2.500 cargos que estavam vagos nos ministérios da Previdência, do Trabalho e da Saúde. Dois órgãos devem receber os funcionários a serem contratados: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio. O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, destacou o alcance da medida: 

(Rodrigo Rollemberg) Tem o objetivo de dotar o ministério, ICMBio, IBAMA de uma estrutura mais eficaz, mais eficiente. É importante registrar o papel fundamental dessas instituições, principalmente o IBAMA e o ICMbio, para que o crescimento brasileiro se dê de forma sustentável, respeitando questões ambientais que são fundamentais para as futuras gerações. 

(Repórter) Parte desse contingente deve atuar na Amazônia Legal e, para incentivar esse deslocamento, o projeto prevê bônus de até 590 reais mensais aos analistas e técnicos lotados na região e impede a transferência desses funcionários antes de cinco anos. O texto segue agora para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Nilo Bairros. 

LOC: TAMBÉM FOI APROVADO PROJETO DE AUTORIA DO EXECUTIVO QUE AUTORIZA A CRIAÇÃO DE OUTROS DOIS MIL, 622 CARGOS. DESSES, CERCA DE MIL E 200 FARÃO PARTE DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, DENASUS. 

LOC: OS OUTROS ÓRGÃOS BENEFICIADOS SÃO A AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, ANVISA, A SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS, SUFRAMA, E A POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL.
14/08/2013, 06h34 - ATUALIZADO EM 14/08/2013, 06h34
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00