Recursos podem ser usados para aumentar participação de negros na política — Rádio Senado

Recursos podem ser usados para aumentar participação de negros na política

LOC: PARTE DOS RECURSOS DO FUNDO PARTIDÁRIO PODERÁ SER USADA PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DE NEGROS NA POLÍTICA. 

LOC: PROJETO QUE DESTINA 5% DO DINHEIRO DO FUNDO PARA ESSAS INICIATIVAS FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) O projeto, do senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, muda a Lei dos Partidos Políticos, que regula a aplicação do Fundo Partidário, para incentivar o aumento da participação de negros na política. Segundo o autor, a proposta é uma sugestão do movimento negro de seu partido, e tem o objetivo de estimular a igualdade racial fazendo com que a população afrodescendente tenha representação política em todas as esferas. Para isso, destina um mínimo de 5% dos recursos do fundo para a criação e manutenção de programas voltados para promover condições mais justas nas eleições. O relator, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, concordou com a iniciativa, que acredita ser um meio eficaz de combater a situação historicamente desfavorável em que se encontra a população negra brasileira. 

(Paulo Paim) Infelizmente os negros são mais chamados pra carregar o piano do que dançar o baile. Eu apenas fiz uma emenda de redação que vai prever a destinação de recursos do fundo partidários para a promoção da participação política dos afrodescendentes. A iniciativa é muito boa. É uma forma de que os negros possam ter acesso ao fundo partidário para poderem não só votar, mas também disputar as eleições. 

(Repórter) A proposta será em seguida analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, de forma terminativa.
13/08/2013, 05h09 - ATUALIZADO EM 13/08/2013, 05h09
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00