Gim defende votação de minirreforma eleitoral na próxima semana — Rádio Senado

Gim defende votação de minirreforma eleitoral na próxima semana

LOC: O VICE-LÍDER DO GOVERNO, SENADOR GIM, DEFENDE A VOTAÇÃO, EM PLENÁRIO, DE UMA MINIRREFORMA ELEITORAL NA PRÓXIMA SEMANA.

LOC: A DECISÃO DEPENDE DE REUNIÃO DE LÍDERES MARCADA PARA TERÇA-FEIRA, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:

TÉC: Os líderes partidários se reúnem na terça-feira com a missão de definir os itens da Ordem do Dia, ou seja, assuntos que serão votados em plenário. Mas para o vice-líder do governo, senador Gim, do PTB do Distrito Federal, a proposta de reforma eleitoral oferecida por comissão especial do Senado deve ter prioridade:

(Gim) - Uma minirreforma eleitoral, diminuindo os prazos de campanha eleitoral, diminuindo as despesas, para que todo brasileiro possa concorrer a uma eleição. Você fazer material caro, banners, não faz sentido. Autorizar santinho, autorizar adesivo de carros e som. É o ideal. Isso deve ser votado na semana que vem.

(Repórter): Pela proposta, os partidos ganham um mês a mais, até julho, para realizar suas convenções; e a campanha só começaria em agosto. Entre outros pontos dessa “mini reforma” estão o fim da coligação proporcional e o prazo mínimo para substituição de candidato declarado inelegível. A pressa em votar mudanças nas regras eleitorais se explica pela necessidade de sancionar a lei até outubro, um ano antes das eleições de 2014. Os senadores também aguardam por decisões que podem sair da Comissão de Constituição e Justiça, que se reúne na quarta-feira. A CCJ pode, por exemplo, encaminhar ao plenário o projeto que regulamenta o pagamento de gorjetas a empregados de bares, restaurantes e hotéis. Também podem fazer parte da agenda de plenário projetos que tratam de créditos suplementares e que aguardam votação na Comissão de Assuntos Econômicos. 
09/08/2013, 04h52 - ATUALIZADO EM 09/08/2013, 04h52
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00