Oito propostas de emenda à Constituição estão na pauta para próxima semana — Rádio Senado

Oito propostas de emenda à Constituição estão na pauta para próxima semana

LOC: OITO PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO ESTÃO NA ORDEM DO DIA DO PLENÁRIO DO SENADO. 

LOC: METADE DELAS SE REFERE À CRIAÇÃO DE NOVOS TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS EM DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

TÉC: Os novos Tribunais Regionais Federais, caso as PECs sejam aprovadas no Congresso, serão instalados nas cidades de Curitiba, Belém, Fortaleza e Manaus. Eles deverão atender à população de seu estado e também de estados vizinhos. Autora da proposta sobre o TRF em Manaus, a senadora Vanessa Grazziontin, do PC do B do Amazonas, justificou a votação da matéria. 

(VANESSA GRAZZIONTIN) Nós já aprovamos uma outra emenda constitucional que prevê a criação de cinco novos TRFs e entre eles o da região Norte. Entendemos que devemos continuar analisando as novas propostas porque elas são propostas isoladas, criam individualmente TRFs diferentes. Manaus está distante de Brasília mais de 2 mil km. Entretanto não só Manaus, mas os outros estados da região, nossa jurisdição na Justiça Federal é exatamente Brasília. 

(REPÓRTER) Outra proposta de emenda à Constituição que está na ordem do dia do Senado Federal é a que obriga os ocupantes de cargos públicos que tiverem sua escolha aprovada previamente pelo Senado a comparecer anualmente à Casa para prestar contas de suas atividades. Os senadores também podem votar em plenário a indicação de Cláudio Mascarenhas Brandão para o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, o novo indicado para TST foi elogiado pelo relator Inácio Arruda, do PC do B cearense.  

(INACIO ARRUDA) Uma trajetória belíssima de V Exa, quer dizer, algo extraordinário para todos nós, uma pessoa simples do interior da Bahia caminhar e alcançar uma posição tão destacada que é a indicação para o mais alto posto da magistratura do trabalho no nosso país. 

(REPÓRTER) No total, 17 proposições legislativas estão na pauta do plenário, aguardando deliberação dos senadores.
21/06/2013, 02h06 - ATUALIZADO EM 21/06/2013, 02h06
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00