Projeto quer regulamentar adoção de crianças durante os nove meses de gestação — Rádio Senado

Projeto quer regulamentar adoção de crianças durante os nove meses de gestação

LOC: UMA PROPOSTA APRESENTADA À CCJ QUER REGULAMENTAR A ADOÇÃO DE CRIANÇAS AINDA DURANTE OS NOVE MESES DE GESTAÇÃO.

LOC: A INTENÇÃO É OFERECER MAIS GARANTIAS PARA QUE AS MÃES SEM CONDIÇÕES DE CRIAR OS FILHOS TENHAM MAIS ALTERNATIVAS PARA LEVAR A GRAVIDEZ ATÉ O FIM. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(Repórter) A proposta apresentada pelo senador João Costa, do PPL de Tocantins, permite que as mães coloquem os bebês para adoção antes mesmo do nascimento. O senador acredita que o projeto vai contribuir para a diminuição dos casos de aborto clandestinos. João Costa explicou que a proposta prevê a criação de um cadastro diferenciado e sigiloso para essa modalidade de adoção.

(João costa) Ele seria resguardado pelo sigilo e (nos teríamos aqueles que querem ser adotados e os que querem adotar) e a adoção seria feita antes do nascimento e como nascimento os pais pegariam as crianças ali no centro cirúrgico e levaria pras suas casas. As mães não teriam - pela própria vontade dela - a mãe não teria contato nenhum com a criança.

(Repórter) Para o senador do PPL de Tocantins é importante que o Congresso ofereça opções para a gestante que não quer ou não tem condições de criar o filho. João Costa alertou que o país precisa oferecer opções que contemplem a saúde da mulher desde de programas específicos de educação sexual e planejamento familiar para evitar uma gravidez indesejada até a criação de uma estrutura eficiente que permita a entrega para adoção, se a mãe assim desejar. O projeto do senador João Costa que inclui os nascituros no rol das crianças que podem ser adotadas aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
23/04/2013, 02h25 - ATUALIZADO EM 23/04/2013, 02h25
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00