CCJ aprova projeto que cria cerca de 2600 cargos públicos — Rádio Senado

CCJ aprova projeto que cria cerca de 2600 cargos públicos

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU UM PROJETO QUE CRIA CERCA DE DOIS MIL E SEISCENTOS CARGOS PÚBLICOS EM DIVERSAS ÁREAS DO GOVERNO.
 
LOC: AS VAGAS BENEFICIAM ÓRGÃOS COMO IBAMA, ANVISA E POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL. OS SENADORES TAMBÉM AUTORIZARAM A CONTRATAÇÃO DE MAIS CEM CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) A proposta do governo cria 2.600 cargos públicos federais que devem ser preenchidos por concurso, como os de especialista em infraestrutura, meio ambiente e comércio exterior. A iniciativa atendeu a um compromisso com o Ministério Público do Trabalho e busca substituir gradualmente funcionários terceirizados por servidores efetivos. Entre os órgãos beneficiados estão o Ibama, a Anvisa, a Superintendência da Zona Franca de Manaus e o Departamento de Polícia Federal. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, elogiou a criação de 1200 vagas para analista de controle interno do Sistema Único de Saúde. Segundo Jucá, esta é uma antiga reivindicação do setor e busca melhorar a saúde pública.

(Romero Jucá) Dizer a importância do projeto, atende à área de auditoria do SUS, que é uma área extremamente importante, e importante de ser reforçada. Acompanho de perto o trabalho da auditoria do SUS, do Denasus, sem dúvida nenhuma este projeto foi negociado durante muitos anos, e agora nós estamos chegando a uma posição.
 
(Repórter) A CCJ também aprovou a contração de mais 100 controladores de tráfego aéreo, no comando da Aeronáutica. Os senadores lembraram que o setor da aviação civil sofre com a falta de mão de obra especializada e que a proposta busca garantir mais conforto aos usuários e segurança aos voos, além de preparar o país para receber grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Para entrar em vigor, os dois projetos já aprovados pela Câmara dos Deputados devem ser analisados pelo plenário do Senado.
 
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA TAMBÉM APROVOU A CRIAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA PARA AGENTE PÚBLICO FEDERAL. O TEXTO BUSCA PROTEGER INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS E IMPEDIR CASOS DE CONFLITO DE INTERESSES.

LOC: ENTRE OUTROS PONTOS, O TEXTO AMPLIA DE QUATRO PARA SEIS MESES O PERÍODO DE "QUARENTENA" PARA QUE AUTORIDADES DO GOVERNO E FUNCIONÁRIOS DE ALTO ESCALÃO, COMO MINISTROS, DIRETORES DO BANCO CENTRAL E DE AGÊNCIAS REGULADORAS, VOLTEM AO MERCADO.
 
LOC: TAMBÉM ESTABELECE UMA SÉRIE DE LIMITAÇÕES PARA SERVIDORES QUE TENHAM ACESSO A INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS. QUEM DESRESPEITAR AS REGRAS PODE SER PUNIDO ATÉ COM A DEMISSÃO.
27/03/2013, 01h49 - ATUALIZADO EM 27/03/2013, 01h49
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00