CCJ deve votar criação de 100 cargos de controlador de tráfego aéreo — Rádio Senado

CCJ deve votar criação de 100 cargos de controlador de tráfego aéreo

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE VOTAR NESTA QUARTA-FEIRA A CRIAÇÃO DE 100 CARGOS DE CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO.

LOC: O OBJETIVO É MELHORAR A QUALIDADE DO SERVIÇO E AUMENTAR A SEGURANÇA NOS VÔOS, ALÉM DE PREPARAR O PAÍS PARA OS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS, COMO A COPA DO MUNDO E AS OLIMPÍADAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) O mercado da aviação civil no Brasil é um dos mais promissores do mundo e, nos últimos 10 anos, o número de passageiros aumentou de 30 milhões para 100 milhões de pessoas. Apesar da expectativa de expansão, as companhias áreas, autoridades do governo, entidades e profissionais do setor alertam para a falta de mão de obra especializada na aviação civil. Para garantir mais conforto aos usuários e segurança aos voos, a proposta do governo cria cem cargos de nível intermediário para integrar o Grupo – Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, no comando da Aeronáutica. A iniciativa também busca preparar o país para receber grandes internacionais, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, lembrou que a Aeronáutica conta com apenas 160 controladores, número considerado insuficiente para atender a demanda. Randolfe defendeu a iniciativa e lembrou a crise no setor aéreo que o Brasil viveu em 2006. O chamado “apagão aéreo” ficou evidente após o acidente entre um Boeing da Gol e um jato Legacy, que matou 154 pessoas. 

(Randolfe Rodrigues) Embora, desde então, muitas questões, no que diz respeito ao episódio do que ficou conhecido como Apagão Aéreo, não tenham sido esclarecidas, restou evidente a insuficiência de controladores de tráfego aéreo em face do significativo incremento do número de passageiros e de voos nos aeroportos brasileiros nos últimos anos. Diante desse quadro, não temos dúvida de que a criação de cargos de controladores de tráfego aéreo é medida necessária e urgente. 

(Repórter) O texto estabelece que a criação dos cargos deve ser prevista no Orçamento Geral da União. Se aprovado, o projeto deve seguir para sanção presidencial.
25/03/2013, 01h01 - ATUALIZADO EM 25/03/2013, 01h01
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00